Parlamentar pedirá intervenção estadual nos serviços de saúde de Quixadá

- por
  • Compartilhe:

O vereador Higo Carlos (PT), anunciou que pedirá intervenção do Estado no sistema de saúde do município de Quixadá.

De acordo com nota emitida pelo parlamentar, é notório o descontrole na área da saúde no município. “O “troca-troca” de secretários e a falta de projetos que garantam qualidade de vida para população impossibilita a atual gestão de assegurar direitos básicos aos usuários do sistema único de saúde”, afirma.

Leia a íntegra da nota:

Intervenção na SAÚDE já! 

Venho através desta, externar às famílias quixadaenses a minha profunda indignação decorrente dos últimos fatos ocorridos em nossa cidade onde envolvem vidas humanas. Falo do descaso com a saúde pública em nosso município. 

É bem verdade que há sérios problemas em vários setores da administração municipal,porém, quero neste momento falar especificamente da SAÚDE, setor que mais tem feito nossa população sofrer. 

É público e notório o descontrole nesse setor. O “troca-troca” de secretários e a falta de projetos que garantam qualidade de vida para população impossibilita a atual gestão de assegurar direitos básicos aos usuários do sistema único de saúde. 

A falta de medicamentos, materiais hospitalares, combustível para transporte de profissionais da saúde as zonas rurais, as péssimas condições de trabalho, onde faltam insumos básicos para o desenvolvimento do trabalho como receituários para prescrição, entre outros pontos alarmantes que levam as famílias a pagarem um preço altíssimo, inclusive com a vida, descumprido completamente com a lei 8080/90, que regulamenta o SUS, dispondo que a saúde é direito do povo e dever do Estado. Sendo assim, fica claro que tem uma lei sendo descumprida e que as consequências disso incluem vidas humanas que estão sendo negligenciadas e perdidas. 

O descontrole financeiro no setor é outra questão que nos preocupa. A prestação de contas com o conselho municipal de saúde, por exemplo, não é feito com regularidade. A omissão na prestação das informações ao poder legislativo sobre os gastos com a cooperativa Dinâmica, configura-se o real descumprimento da Constituição, bem como da lei 8.142/90 que regulamenta o controle social através dos Conselhos de saúde, com poder deliberativo.

Os relatos feitos por pacientes, populares, representantes de instituições, vereadores (as) e imprensa, são absurdos e estarrecedores. As declarações expressas por ex-gestores da pasta, onde levantam suspeita de desvios são ilegais, imorais e ferem diretamente as leis vigentes. 

Essas e outras ações que vem ocorrendo na SAÚDE em Quixadá, não são dignas de aplausos e muito menos de omissão, principalmente da Câmara de VEREADORES (AS). O PODER LEGISLATIVO tem a obrigação de tomar de IMEDIATO as devidas providências. 

POR ISSO, diante de tudo o que estamos vivenciando em nossa cidade, em especial na SAÚDE; por ser porta voz da população; em nome da VIDA e no uso das minhas atribuições, venho INFORMAR A TODA POPULAÇÃO que estarei na próxima sessão ordinária, requerendo conforme o “art. 15, da lei orgânica”, INTERVENÇÃO DO ESTADO NO SISTEMA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ.

Diante desse cenário, convido toda a população para ir a Câmara Municipal na próxima quinta-feira, 17, ás 09 horas, para juntos lutarmos por um serviço público de saúde humanitário, respeitando as leis vigentes onde deixa claro o direito do cidadão à saúde.

Quixadá, 13 de abril de 2014. 

Vereador 
Higo Carlos




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Boa tarde a todos os quixadaenses,
    venho através deste site, que admiro muito pela conduta e luta que vem fazendo pelo povo de nossa cidade, expressar a minha total indignação e decepção por tal administração que está a frente de Quixadá.
    Estou sempre atualizado das noticias do nosso Quixadá, nunca tirando este povo tal bom da cabeça, e buscando idéias que pode-se tirar o nosso Quixadá deste caos que se tornou desde as gestões do PT ( que já tornou um caos até nosso país).
    E a única maneira que podemos ver, é se todos forem as ruas, mais não esperando que estes políticos que temos mudem, mas sim para tira-los do poder, visto que já são políticos viciados no poder, para aumentar o salários deles é um segundo, para pensar no servidor publico é uma luta que o servidor tem que travar contra estes políticos que a gente mesmo colocou lá, e correndo o risco de levar severas punições.
    Nossas escolas estão um lixo, nossa saúde não sei nem o que comentar e a segurança, não podemos comentar.

    Como vamos combater a criminalidade de nossa cidade, sem escolas de tempo integral, sem esporte, sem lazer, sem ações sociais que realmente tirem nossas crianças dos bares, das ruas e principalmente das bocas de fumo.
    Acredito que podemos mudar, porém a mudança tem que ser completa.
    Novos políticos, novas caras, novos pensamentos e acima de tudo responsabilidade e respeito com a população quixadaense. O político tem que fazer sua parte, o professor tem que fazer sua parte, o médico tem que fazer sua parte….. todos fazendo sua parte, sem esperar algo em troca. cada um exercendo sua função a qual está designado..

    MAIS PRINCIPALMENTE OS POLITICOS!!!

    ENTÃO VENHO DIZER A POPULAÇÃO QUIXADAENSE, JOVENS, ADULTOS, HOMENS, MULHERES, IDOSOS, CRIANÇAS…. TODOS OS QUIXADAENSES SAIAM AS RUAS E LUTEM NÃO SE AMEDRONTEM, A GENTE JÁ PERDEU O QUE TINHA QUE PERDER!!!

  2. Rapaz…nem aceitou meu comentário..???? Falei verdades!!!!

  3. Pelo menos existe um vereador que busca uma resposta para esse descaso,espero que os demais siga o exemplo e lute por uma cidade melhor porque não podemos permanecer do jeito que vai.
    Vamos pra rua,se você tá incomodado com tudo isso,com essa falta de respeito e o nosso direito sendo violado,direito a saúde,vamos sair de casa pra ver se esse prefeito que elegemos acorde,caía a ficha,então precisamos ir pra rua pra ver se ele se orienta.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.