MPF denuncia Ilário por improbidade e pede devolução de mais de meio milhão de reais aos cofres públicos

- por
  • Compartilhe:

Os editores do Monólitos Post tiveram acesso com exclusividade a um importante documento, assinado pelo Procurador da República, Dr. Luís Carlos Oliveira Júnior, no qual o Ministério Público Federal denuncia à Justiça o ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, e pede que lhe seja aplicada nota de improbidade administrativa, além de solicitar que o petista devolva aos cofres públicos mais de meio milhão de reais.

Na peça, o MPF acusa o ex-prefeito de ter causado dano ao erário e de ter sido negligente no trato da coisa pública durante execução de convênio com o Governo Federal para reforma do Hospital Eudásio Barroso, em 2006. “Pela explanação dos fatos, verifica-se que o réu causou dano ao Erário, bem como agiu negligentemente no trato da coisa pública, atos que caracterizam inexoravelmente improbidade administrativa”, defende o órgão ministerial.

De acordo com o MPF, as verbas repassadas para execução da obra “foram utilizadas inadequadamente pela Prefeitura de Quixadá”. O procurador também aponta o fato de que uma tomada de contas especial desaprovou as contas de Ilário Marques referentes ao período, o que também geraria nota de improbidade.

Hospital-Eudásio-Barroso-28.03.14-5Ilário teria atropelado procedimentos importantes para a execução da obra de reforma do hospital, levando a atrasos e, por fim, à completa paralisação da reforma. De acordo com o MPF, a negligência do gestor ‘lesou frontalmente o princípio constitucional da eficiência’.

A atuação descuidada do ex-prefeito durante a execução do convênio teria produzido efeitos negativos de ordem social, pois, conforme defende o MPF, acabou “resultando em prejuízos tanto à população, que não teve disponibilizada a ampliação do hospital, como ao erário público, que repassou verbas ao convênio 5425/2004, verbas essas que foram utilizadas inadequadamente pela Prefeitura de Quixadá.”

“Ante o exposto, requer o Ministério Público Federal seja o réu condenado pela prática de ato de improbidade administrativa, aplicando-lhe as sanções previstas no Art. 12, inciso II, da Lei 8.429/92, inclusive o ressarcimento do dano no valor de R$ 632.416,98, a ser devidamente atualizado, mais custas e honorários advocatícios”, concluiu o Procurador da República.

O processo está em pleno andamento, na fase em que Ilário apresenta sua defesa. O petista está preocupado, visto que uma condenação por improbidade inviabilizaria seus planos de retomar o poder no município de Quixadá. O assunto tem sido cuidadosamente ‘ocultado’ pelos parlamentares que apoiam politicamente o ex-prefeito, especialmente por estarem passando pelo período eleitoral.

CONHEÇA A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO: (Clique para ampliar)

 





Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. .Fiz um comentário em uma matéria anterior ,e o meu nome,e-mail ficarem gravados em todas as matéria que se abre .está e a 2 vez que reclamo, por favor verifiquem isso . JAIRO .

  2. E AGORA JOSÉ, A CASA CAIU…O QUE TU VAI FAZER,VAI DIZER QUE É CALUNIA ADVERSARIA,ILÁRIO TENHA MAS SENSO DAS COISAS…QUE GANHAR POLITICA NEM QUE SEJA A FORÇA,E SE A JUSTIÇA FOR MAS PROFUNDO VAI DESCOBRIR É MAIS,POR ISSO QUE TENHO NOJO DE PT PRQ ELES ROUBAM DESCARADAMENTE MORRE DIZENDO QUE É UM PARTIDO QUE VIVE DE DOAÇAO.E ISSO QUE FICO INDIGNADA…VAI ATRÁZ DO PATO ROCO DO LULA PRA DE ACUDIR,,,KKKKKKKKKKKKK

  3. Agora lascou 13456

  4. É só do Eudásio Barroso. Imagine os da gaiolas fantasmas, Ciclovia, polo dr laser, ,previdência, falsificação de documentos e tantas outras falcatruas. UFA cansei vou parar por aqui porque não vou passar o dia digitando falcatruas.

  5. o bicho nao roubou nao kkk

  6. Agora vou dizer uma, nem sou por PT e nem por outro partido político. Se o petista foi considerado um “bom administrador”, imagina o que o prefeito atual vai ter que devolver, por que nada funciona, este já alcançou a ineficiência no ápice da coisa. É uma pena que a justiça tarda, porém não falha. E o que é público esses políticos mentirosos, fajutas, oportunistas, falsos, má intencionados, vão pagar caro pelo que roubam do povo.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.