IBOPE: Dilma volta a crescer e Marina recua em comparação com os números do Datafolha

- por
  • Compartilhe:

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (3) aponta Dilma Rousseff (PT) com 37% das intenções de voto e Marina Silva (PSB) com 33% na corrida para a Presidência da República. Em relação aos números divulgados pelo Datafolha, Dilma cresceu 3 pontos e Marina recuou um ponto. O candidato Aécio Neves (PSDB) tem 15% e Pastor Everaldo (PSC), 1%. Os outros sete candidatos somados acumulam 2%.

O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora aparece com 46% e a atual presidente, que tenta a reeleição, com 39%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 26 de agosto, Dilma tinha 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 8% para 5%, e a de quem pretende votar em branco ou nulo se manteve em 7%.

Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos):
– Dilma Rousseff (PT): 37%
– Marina Silva (PSB): 33%
– Aécio Neves (PSDB): 15%
– Pastor Everaldo (PSC): 1%
– José Maria (PSTU): 0%*
– Luciana Genro (PSOL): 0%*
– Eduardo Jorge (PV): 0%*
– Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
– Eymael (PSDC): 0%*
– Levy Fidelix (PRTB): 0%*
– Mauro Iasi (PCB): 0%*
– Branco/nulo: 7%
– Não sabe/não respondeu: 5%

O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00514/2014.

Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

– Dilma Rousseff (PT): 31%
– Marina Silva (PSB): 25%
– Aécio Neves (PSDB): 11%
– Outros: 1%
– Branco/nulo: 9%
– Não sabe/não respondeu: 23%

Segundo turno
O Ibope simulou os seguintes cenários de segundo turno:

– Marina Silva: 46%
– Dilma Rousseff: 39%
– Branco/nulo: 8%
– Não sabe/não respondeu: 6%

– Dilma Rousseff: 47%
– Aécio Neves: 34%
– Branco/nulo: 11%
– Não sabe/não respondeu: 8%

O Ibope não simulou segundo turno entre Marina Silva e Aécio Neves.

Rejeição
Dentre os 11 candidatos a presidente, Dilma Rousseff tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse quesito, o entrevistado pode indicar mais de um candidato. Veja os números:

– Dilma Roussef: 31%
– Aécio Neves: 18%
– Pastor Everaldo: 18%
– Levy Fidelix: 12%
– Marina Silva: 12%
– Eymael: 11%
– Zé Maria: 11%
– Luciana Genro: 10%
– Mauro Iasi: 10%
– Rui Costa: 9%
– Eduardo Jorge: 7%

Avaliação do governo
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 36% dos eleitores – no levantamento anterior, divulgado no dia 26 de agosto, o índice era de 34%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliaram o governo como “bom” ou “ótimo”.

A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideram o governo “ruim” ou “péssimo”, é de 26% (27% no levantamento anterior). Consideram o governo “regular” 37% (na pesquisa anterior, 36%).




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. A grande realidade é que enquanto todos querem bombardear a Dilma, começa a se descobrir que os dois principais candidatos da oposição ao governo Dilma, juntamente com o PIG – Partido da Imprensa Golpista, começam a perder força perante o eleitora, pois se não fosse as crises internacionais e algumas falhas do governo Dilma, que eles os opositores aproveitaram muito bem, Dilma estaria hoje com mais segurança para vencer. Não podemos fazer vista grossa daquilo que o governo Dilma falhou, porém não podemos deixar de reconhecer que o atual governo vem enfrentando uma grande recessão no mundo, inclusive até podendo haver grandes conflitos, envolvendo os Estados Unidos e a Rússia. Na minha opinião não há como apostar em mudanças como as que são apresentadas pela oposição. Não adianta querer só propagar que vai fazer o Brasil crescer, se na realidade não são capazes de fazer grandes mudanças, mudanças primordiais que o governo Dilma ainda não conseguiu fazer, mas que atualmente é ainda capaz, o único candidato mais preparado e que continua a fazer inclusão social e diminuindo a desigualdade social. Quisera eu tivesse um candidato melhor do que Dilma, mas não tem, promessas e jogo de palavras não significa que tal candidato é bom. Apostar em outro ou outra só por querer mudar é burrice. Todos têm que raciocinar e não querer apostar no escuro, e apostar nesses atuais opositores é como apostar numa loteria, você terá sempre menos chance de ganhar. O Brasil não pode entrar agora numa recessão…

  2. NAO SABEMOS E NUNCA SABEREMOS, ONDE SE FAZEM ESTAS PESQUISAS\PERGUNTAS, QUAL MUNICIPIO, QUAL ESTADO, REGIAO, EM QUE BAIRROS OU LOCALIDADE DESTE BRASILSAO DE MEU DEUS, FORAM FEITOS TAIS LEVANTAMENTOS, SONDAGENS, POR TELEFONE, POR FUNCIONARIO\ENTREVISTADOR, DO IBOPE(PUBLICO), DO DATAFOLHA(PRIVADO), CADA INSTITUTO SE ARVORA DA CERTEZA DE SEUS DADOS.
    – HAJA ENROLACAO COM O ELEITOR, QUE TAMBEM PARECE GOSTAR DESTA BRICADEIRA DE GATO E RATO, NAO RARO NO FINAL DA APURACAO, VEMOS QUANTOS PALPILTES ESTAO FORA DA REALIDADE !!

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.