Quixadá sediará evento de Futebol de Mesa

- por
  • Compartilhe:

O Futebol de Botão é um jogo simulado de futebol praticado com botões apropriados, que, de certa forma, representam os jogadores e são movidos com o auxílio de uma palheta; é praticado como um “passatempo” e como esporte oficialmente reconhecido sendo, nesta última condição, denominado “Futebol de Mesa”.

O futebol de botões foi inventado em 1930 pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt, que, primeiro jogava com botões de madeira, passando posteriormente a usar os botões de plastico. Dessa brincadeira de criança surgiu o “jogo de botões”, aquilo que se tornaria o esporte difundido e praticado como modalidade esportiva, apresentando uma diversidade de regras e materiais, tendo adeptos em um grande número de países.

Através da Resolução N.º 14, de 29 de setembro de 1988, acatando ao Of. N.º 542/88 e ao Processo N.º 23005.000885/87-18, baseado na Lei N.º 6.251, de 8 de outubro de 1975 e no Decreto N.º 80.228, de 25 de agosto de 1977, assinada pelo seu então Conselheiro-Presidente Manoel José Gomes Tubino, o CND (Conselho Nacional de Desportos) reconhece o Futebol de Mesa como modalidade desportiva praticada no Brasil, como uma vertente dos esportes de salão, no qual se incluem o xadrez e o bilhar, por exemplo.

O Futebol de Mesa 2 é praticado oficialmente em cinco modalidades; quatro oficiais (Disco, Bola 12 Toques, Bola 3 Toques e Dadinho) e uma experimental (Pastilha).

A CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa) regula e orienta a prática desse esporte no Brasil. Uma das principais lutas dos praticantes é fazer com que o esporte seja conhecido pelos leigos como Futebol de Mesa e não como Jogo de Botão, pois essa associação faz com que o esporte esteja ligado à prática de um jogo infantil o que dificulta seu reconhecimento público como esporte e, consequentemente, seu desenvolvimento.

No Ceará, foi criada a federação de Futebol  de Mesa do Estado do Ceará – FUTEMECE que realiza anualmente várias competições e tem a sua sede na Academia Cearense de Tênis em Fortaleza.

Rafael Moreira (foto) é um dos destaques dessa modalidade em nosso Estado, tendo inclusive, conquistado o Campeonato do Nordeste em 2013. E, com o objetivo de difundir esse esporte, a federação com o apoio da Prefeitura de Quixadá e do desportista Rinaldo Róger, praticante que já representou o Ceará em campeonatos brasileiros e norte e nordeste realizarão esse evento para a difusão das regras oficiais. “Qualquer pessoa poderá participar, é um esporte emocionante e apaixonante, afirma Rinaldo Róger”.

Na oportunidade será oficializada a fundação da Associação de Futebol de Mesa de Quixadá. O local do evento será confirmado nos próximos dias.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.