Promotores de Justiça de Quixadá concedem entrevista exclusiva ao Monólitos Post – Parte 1

- por
  • Compartilhe:

Os Promotores de Justiça de Quixadá, Dr. André Clark , Dr. Marcelo Pires Dra. Camila Maria Oliveira de Saboya receberam na última quinta-feira, 18, uma equipe do Monólitos Post para uma agradável conversa que acabou se estendendo pela maior parte da tarde.

Os três representantes do Ministério Público do Ceará na Comarca de Quixadá foram promovidos e deverão atuar em comarcas de Fortaleza a partir do início do próximo ano. Como a conversa com eles foi longa, dividiremos os resultados dela em uma série de matérias. Esta é a parte 1.

A PROMOÇÃO

20141218_171711Dra. Camila Saboya explicou que as promoções obtidas por ela e pelos dois companheiros de profissão aconteceram de forma natural, em processo seletivo iniciado ainda em agosto deste ano. Eles se inscreveram para concorrer às vagas nas comarcas de Fortaleza e acabaram obtendo a promoção.

“Sempre foi nosso objetivo. Mesmo quando chegamos em Quixadá, já tínhamos nos determinado a isso. Alcançá-lo agora representa muito”, disse o Dr. André Clark. “É uma conquista que nos deixa muito felizes. Representa um avanço em nossas carreiras”, acrescentou o Dr. Marcelo Pires.

Os três deixaram claro que fatores externos alheios ao processo natural de seleção para as comarcas de Fortaleza não interferiram na promoção.

OS SUBSTITUTOS

Os nomes que substituirão os três na promotoria de Quixadá ainda não são conhecidos. Na verdade, deverão ser preenchidos por seleção semelhante àquela que resultou nas promoções obtidas pelos três atuais promotores. Dr. Clark explica que em nenhum momento Quixadá ficará sem promotores de Justiça. Até que as vagas neste município sejam preenchidas por seleção oficial, promotores substitutos deverão atuar temporariamente. Também pode acontecer algum acúmulo de funções, com os Doutores Elnatam e Caroline Coutinho – que permanecerão em Quixadá -, assumindo temporariamente mais atividades, o que não deve se estender por muito tempo.

PERÍODO EM QUIXADÁ

20141218_171717“Foi seguramente a cidade mais agradável na qual já atuei”, disse Dr. Clark. “Quixadá é realmente uma cidade atrativa para quem atua no Ministério Público”, afirmou Dr. Marcelo. Indagados sobre o que seria uma cidade atrativa para um promotor de Justiça, os três explicaram que, se comparada a outros municípios do Estado, Quixadá possui boa estrutura para atuação na promotoria. Além disso, destacaram os aspectos naturais da cidade, que também favorecem-na como uma das mais desejadas para exercitar a profissão.

Dra. Camila – com mais tempo na promotoria de Quixadá -, também assegurou que o trabalho no município tem sido muito agradável. Ela ressaltou a necessidade de uma sede própria para o MP. Disse que já existe um terreno doado para tal finalidade, localizado nas proximidades do chamado Fórum Grande, mas que a construção envolve um processo mais demorado.

Os três foram unânimes em dizer que algumas das melhores lembranças da carreira estão relacionadas ao período em que atuaram em Quixadá.

“OSSOS DO OFÍCIO”

20141218_171653Indagados sobre o que seriam os “ossos do ofício” na atuação como promotores de Justiça, os três afirmaram que, sem dúvida, é o acúmulo de trabalho gerado pela grande quantidade de processos e o sacrifício pessoal necessário ao bom êxito da profissão. A falta de estrutura física mais apropriada também tende a complicar as coisas. De fato, testemunhamos pilhas e pilhas de processos espalhados sobre cadeiras e mesas.

Os três riram muito quando dissemos que algumas pesquisas no Google apontam a jornada de trabalho de um promotor como sendo de quatro a cinco horas por dia. “Que Google é esse?”, brincou um deles. Dr. Clark diz que o sacrifício pessoal é grande, principalmente para os promotores que tem filhos. “Às vezes o promotor começa a trabalhar muito cedo. Vai para casa e continua trabalhando até tarde da noite. Quando está na rua, é resolvendo uma coisa ou outra do Ministério Público”, diz ele.

Na segunda parte desta série de matérias com os promotores de Justiça de Quixadá abordaremos questões importantes. Eles falaram acerca dos efeitos da mudança deles sobre os processos em andamento, inclusive sobre como serão conduzidas a partir de agora as denúncias relacionadas com as Operações Miragem I e II. Também abordaremos a questão do TAC da Segurança, o episódio da saída deles do plenário da câmara municipal, e outros. Aguardem.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Gostei quando vocês falaram sobre a jornadas de trabalho. Pois,Um professor, por exemplo, ganha menos de três mil reais por mês para trabalhar de segunda a sexta feira, cumprindo rigorosamente horários das 07 da manhã às 05 da tarde. Ou seja, um professor não tem a regalia de dizer, por exemplo, que não vai trabalhar dia de segunda e sexta feira. É Brasil meus amigos…

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.