Árvores centenárias são derrubadas na calada da noite em Senador Pompeu

- por
  • Compartilhe:

Diante das secas prolongadas e das severas crises de abastecimento, os populares do município de Senador Pompeu, no sertão central cearense, presenciaram mais um fato preocupante por parte da administração municipal.

Segundo eles por volta das 04 horas da manhã desta terça-feira, dia 20, as máquinas aceleravam seus motores para destruição de 11 árvores centenárias da praça do mercado público municipal.

Ainda segundo testemunhas o secretário de obras do município, Marcelo Machado ordenava a retirada das árvores durante o começo da manhã. O caminhão do PAC 2 enviado pelo governo federal com a retroescavadeira que era carregada com os restos das árvores, se movimentavam constantemente retirando os galhos e troncos

O engenheiro agrônomo Deodato Aquino acompanhou, em cima de uma castanhola antiga, das 08 horas até por volta das 18 horas, juntamente com a vereadora Lúcia Aquino, Márcia Zomin e outras pessoas que lutam pela não destruição da natureza.

As rádios Campo Maior de Quixeramobim, Rádio AM Patu e FM Humaitá de Senador Pompeu relataram a tragédia ambiental, além da rádio sertão central que transmitiu o programa espaço aberto, que completava 1 ano no ar.

O centro de Defesa dos Direitos Humanos reforçou o combate a truculência do poder público municipal. Seu Antonio Francisco que participou dos programa de rádio na sertão central ficou chocado com a cena de destruição.

A população acompanhava de perto todo o transtorno ambiental. Fram Paulo que é assessor do CDDH de Senador Pompeu junto com Josean Ramos e o advogado Dr Natanael Alves delegado da OAB em Senador Pompeu publicaram uma nota de repúdio em nome do Centro de Defesa dos Direitos Humanos.

Os radialistas Ronildo Saldanha – Campo Maior, Jonathan Cavalcante – PATU E HUMAITÁ, Maninho Sousa – Sertão Central e o professor Junior Holanda acompanhado de Gélio Coelho reforçaram o exemplo enfrentado por Deodato.

Durante o programa o vice prefeito do município, impedido de atuar como gestor participou lamentando a situação e ajudou Deodato Aquino acionar os órgãos ambientais como IBAMA e SEMACE, que disseram não poder fazer nada, porquê isso era de competência do município. Até então uma lei orgânica municipal impede a derrubada de árvores com mais de 05 anos e com mais de 03 metros.

Senador Pompeu - politica 02Segundo o advogado Valdecy Alves, que divulgou uma nota de repúdio, houve uma violação a constituição federal e a lei orgânica municipal portanto pode se enquadrar como um crime de improbidade.

“ Já derrubaram no silêncio da madrugada as árvores do antigo Salão Brasília; andaram derrubando árvores na calada da noite, segundo fotos do Centro de Defesa Antonio conselheiro, e agora querem derrubar árvores em pleno dia…. E pior é que pensam que a população ou a pessoas do povo não tem direito de questionar…” disse o advogado.

O secretário de Obras do município quando procurado pela imprensa prefere ficar calado e deixou claro em uma das oportunidades que não precisa dos veículos de comunicação para se explicar as reportagens e ao povo.

 

Com informações do Blog do Walter Lima




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. e o povo num sabe como resolver o calor 🙁

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.