Universitários de Canindé interditam rodovia em protesto para garantir transporte

- por
  • Compartilhe:

Universitários de Canindé realizaram durante a última sexta-feira, dia 30, uma manifestação, no município reivindicando, o pagamento de uma dívida existente entre a Prefeitura Municipal de Canindé e a empresa Trans Viagens e a garantia do transporte escolar para alunos que cursam o ensino superior em Fortaleza.

O movimento teve início por volta das 07h00min, na Praça azul em Canindé, onde percorreu algumas ruas do centro da cidade, chegando até o prédio da Prefeitura de Canindé, onde foi lido uma carta com o motivo do manifesto dos estudantes e cantado o executado o hino do município de Canindé. Em seguida os universitários seguiram em caminhada até a BR-020, no Bairro Boa Vista, onde interditaram a rodovia por cerca de oito horas.

Segundo a presidente da Associação dos Universitários de Canindé (AUNICAN), Joice Mendes, o movimento aconteceu como um forma de mostrar as autoridades o descaso enfrentado pelos universitários deste município.

Ainda segundo a presidente da associação, três ônibus realizam o transporte do estudantes para Fortaleza todos os dias, sendo que dois dos três ônibus, são pagos pelos próprios acadêmicos, que contribuem mensalmente com a quantia de R$160. O pagamento do terceiro ônibus teria ficado sobre responsabilidade da prefeitura de Canindé, em reunião acontecida no início do ano de 2013, onde o Prefeito do Município, Celso Crisóstomo, teria assumido esse compromisso diante dos próprios universitários.

Canindé - Política 01Mesmo com atrasos, a prefeitura vinha assumindo o compromisso de repassar o pagamento ao proprietário da empresa prestadora do serviço aos universitários. Recentemente ao descobrirem que a Prefeitura de Canindé estaria atrasada seis meses com o pagamento dos transportes, gerando uma dívida de R$84.000,00, e que os ônibus só voltariam a circular com o pagamento da mesma, os universitários procuram o prefeito municipal por diversas vezes, onde o mesmo os recebeu, mas infelizmente não resolveu a situação. Após muitas reuniões frustradas e cheias de promessas, mês sempre sem soluções os universitários resolveram, realizar o manifesto em Canindé, denominado “Dia D do Luto”.

Os estudantes realizaram protestos durante todo o dia, mas até o atual momento, o Prefeito Celso Crisóstomo não apresentou nenhuma contraproposta aos mesmos. Segundo a diretoria da AUNICAN, a manifestação teve fim na noite de ontem, mas a luta dos universitários continuará, e outros movimentos aconteceram até que os mesmo sejam atendidos e tenham o problema resolvido.

 

Fonte: Rádio Jornal de Canindé




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Isso é um descaso…mas é isso que os politicos querem!!o povo analfabeto,pos é com ease povo que-o elegem…os universitarios de caninde e de outras regioes do sertao central tem que exigir os seus direitos mesmo…assim Como todo o pais,deixar de ser acomodado e protestar pelos seus direitos.Acorda Gigante!!!!!!

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.