MP-CE recebe denúncia sobre possível ilegalidade em processo licitatório da Câmara de Quixadá

- por
  • Compartilhe:

Na tarde desta quinta-feira, 19, o vereador Higo Carlos (PT) protocolou denúncia junto ao Ministério Público do Estado do Ceará acerca de uma possível ilegalidade num processo licitatório conduzido pela Câmara Municipal de Quixadá.

Segundo a denúncia do vereador, nenhum funcionário da Câmara, nem mesmo o próprio presidente da comissão de licitação, Alberto Gilson de Sousa, tinha conhecimento sobre a licitação de nº 2/2015-001/2015, que tem como objetivo a contratação de uma empresa de assessoria e consultoria para execução dos serviços administrativos e financeiros da casa legislativa.

Conforme Higo Carlos, Gilson teria dito que na data em que seu nome aparece nos documentos, ele nem mesmo estava no recinto da Câmara, pois passou o dia realizando um tratamento de saúde. Apesar do desconhecimento dos funcionários envolvidos com as licitações, o procedimento aparece no Portal da Transparência do Tribunal de Contas do Estado, e tem o parecer jurídico do advogado Weiber Queiroz Cavalcante.

Estranhamente, apesar da natureza do objeto da licitação, o tipo de obra é descrito no documento como sendo uma reforma de adutora, algo totalmente alheio aos trabalhos do legislativo.

10958222_903178566388681_9088142236034847907_n

A pergunta é óbvia: se nem mesmo o presidente da comissão de licitação sabia do procedimento mencionado na denúncia do vereador, quem realmente preparou a licitação? Existe alguém na Câmara manipulando os certames? Seja como for, o vereador pede ao promotor que investigue o caso para constatar se houve qualquer irregularidade, e solicita a imediata suspensão do procedimento em pauta, bem como a convocação de todos os membros da comissão de licitação, inclusive do seu presidente, Gilson de Sousa, e do responsável pelo parecer técnico, Weiber Cavalcante, para prestarem esclarecimentos sobre o caso.

Na quarta-feira, 18, este site publicou matéria dando conta de que Gilson de Sousa havia pedido para deixar a presidência da comissão de licitação. A informação partiu do próprio filho dele, Herbeth Kleyton, e foi confirmada mais de uma vez. Segundo Kleyton, a saída do seu pai da comissão teria a ver exatamente com a licitação denunciada por Higo Carlos. Contudo, após nossa publicação, a saída de Gilson da presidência da comissão de licitação aparentemente foi suspensa.

Resta saber, agora, se os demais vereadores terão o mesmo interesse de Higo Carlos no esclarecimento deste assunto. A população não tem olhado para o legislativo com bons olhos, e o considera ineficiente.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Tudo que tenha o nome do Weiber Queiroz é errado, é duvidoso, cheira mal, ou melhor dizendo, fede mesmo. É impressionante como esse sujeito, apesar de todas as denúncias contra ele, ainda consegue cargos, seja no executivo ou legislativo.

  2. Será possível que uma cidade como Quixadá não tem homens na política? Sempre tem que ter um que seja pau mandado de alguém?
    Atenção meu povo vamos votar com mais cuidado tanto para prefeito como para vereador.

  3. Vejam onde o presidente Duda foi buscar seu conselheiro, no mesmo lugar que o João da Sapataria, ou seja, a premissa já mostra que poderá ser o mesmo desastre administrativo.
    Vereador Duda pessoa que sempre reputei como sério e correto siga o ditado: Diz com quem andas, que te direi quem és.
    Nobre você começou agora, e começou muito mal, reveja suas posições ainda dar tempo mudar e seguir no caminho certo. Fica a Dica.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.