Crise na pasta da segurança pública do Ceará pode ter fraude milionária como pano de fundo

- por
  • Compartilhe:

A crise institucional que se abateu sobre a pasta da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará teve mais um capítulo nesta última segunda-feira (23). O secretário executivo da instituição, Odécio Carneiro, foi exonerado do cargo por determinação do governador do Estado, Camilo Santana (PT). E o pior, segundo informações que já estão circulando em diversos veículos de comunicação da Capital, a demissão de Carneiro ocorreu porque ele teria descoberto fraudes em contratos que a SSPDS teria firmado no governo anterior, de Cid Gomes, cujos valores chegam a cerca de R$ 23 milhões.

O desgaste do governador Camilo Santana com o atual secretário da Segurança Pública e Defesa Social, delegado federal Delci Teixeira, foi comentado recentemente pelo jornalista Fernando Ribeiro. Na última sexta-feira (20), um encontro entre Camilo e Delci no Palácio da Abolição ocorreu de forma tensa. O secretário teria reclamado do governador sobre a falta de autonomia no cargo, além de criticar severamente a nomeação de pessoas para sua equipe sem que ele tenha sido sequer consultado. Também fez críticas duras ao sistema de administração da SSPDS no combate ao crime, ao mesmo tempo em que vem sendo cobrado por Camilo para reduzir os números catastróficos de homicídios no Ceará.

No fim de semana passado, a alta criminalidade voltou a causar mais desgaste ao secretário. Pelo menos três casos de latrocínios (roubos seguidos de morte) ocorreram na Grande Fortaleza. Um oficial do Exército, uma socialite e um bacharel em Direito foram assassinados durante assaltos.

A insatisfação de Camilo Santana com o secretário da Segurança Pública ficou mais evidente logo após o Carnaval, depois que a própria Pasta divulgou a ocorrência de dezenas de assassinatos no Estado. Enquanto a SSPDS informou terem ocorridos 76 assassinatos, informações de veículos noticiosos davam conta de 90, sendo 50 somente no Interior.

Exonerado

Segundo informações do portal Cearanews7, a exoneração do secretário-executivo Odécio Carneiro é resultado de uma crise interna na SPPDS, uma das pastas de maior atenção do governo do Estado. Ao revelar o desvio milionário na Pasta, Odécio Carneiro teria desagradado Camilo Santana.

Após tomar conhecimento da demissão de seu auxiliar, e já incomodado com a falta de autonomia para gerir o órgão, Delci Teixeira também chegou a entregar o cargo, mas voltou atrás após uma reunião com o chefe de gabinete do Abolição, Élcio Batista.

Existe, ainda,a informação de que também concorreu para a demissão de Odécio Carneiro o fato de ele ser pastor evangélico, o que agravaria ainda mais a crise. (Com informações do Blog do Fernando Ribeiro)




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. – DISSE E REPITO: EITA GOVERNADORZINHO PAU-MANDADO, NAO TEM AUTONOMIA NEM PARA NOMEAR GENTE COMPETENTE PARA GERIR AREAS SENSIVEIS PARA A ADMINISTRACAO
    DO ESTADO, O PODER DE DECISAO MAIOR CONTINUA COM OS PADRINHOS F. GOMES, SE FERIR A SENSIBILIDADE DESTES, SAI DE BAIXO; BEM FEITO, QUEM MANDOU ACREDITAR EM ESTORIA DA CAROCHINHA. . .

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.