Por que o curso de medicina é importante para Quixadá? Veja 6 razões!

- por
  • Compartilhe:

Alguns defensores dos políticos responsáveis pelo atraso histórico de Quixadá, percebendo o real perigo deste município perder um dos cinco cursos de medicina que o governo federal pretende liberar para o Ceará, começaram a adotar a estratégia de tentar minimizar perante a população a importância da instalação do curso.

O argumento deles é o de que o curso será destinado a instituição particular, terá baixo número de matriculados e só beneficiará a parcela mais rica da população. Para quem tem visão de túnel, talvez este argumento seja convincente. Por outro lado, basta enxergar com um pouco mais de amplitude  para perceber a importância estratégica dele para Quixadá.

A pergunta, então, é a seguinte: por que o curso é importante para nosso município? 

1) A formação de mais médicos é uma necessidade do país. Tornar Quixadá um pólo de formação desses profissionais é investir, antes de tudo, no nome do próprio município e em seu crescente peso político dentro do Estado do Ceará.

2) A importância do curso de medicina para Quixadá tem a ver, primariamente, não com a quantidade de alunos que será matriculado, e nem com a condição social deles, mas sim com os benefícios oferecidos a toda a população com as condições obrigatórias que devem ser criadas no município para atender os requisitos exigidos pelo curso.

Tome-se como exemplo o curso de odontologia da Faculdade Católica. Trata-se de um curso relativamente caro e, no entanto, a estrutura para mantê-lo oferece benefícios a milhares de cidadãos que se beneficiam dos atendimentos gratuitos oferecidos sob supervisão de profissionais gabaritados. O mesmo se aplica ao curso de medicina. Milhares de atendimentos médicos gratuitos, especialmente em áreas de alta complexidade, serão oferecidos à população que acolherá os estudantes.

3) A instalação do curso de medicina impõe a necessidade de criar, com antecedência – e depois manter -, uma boa estrutura de saúde no município que o acolhe. Para sermos claros, nem Quixadá e nem Quixeramobim possuem hoje a estrutura de saúde exigida pelo curso. Mesmo tendo acolhido o Hospital Regional do Sertão Central, Quixeramobim ainda precisa percorrer um longo caminho para criar as estruturas de ensino já disponíveis em Quixadá e, além disso, o próprio Hospital Regional também terá de percorrer um longo caminho até começar a funcionar com cem por cento de sua capacidade, e nem assim isso significará que as condições ideais para o acolhimento do curso terão sido criadas.

O valor maior deste curso para Quixadá é exatamente este: a oportunidade para a criação e ampliação de uma estrutura de saúde mais organizada e eficiente, o oferecimento de mais leitos hospitalares, a chegada de equipamentos importantes da área de saúde e muito mais.

4) A estruturação dos serviços de saúde imposta pela chegada do curso tornará o município mais capacitado a receber novos e maiores investimentos na área.

5) A criação do curso de medicina em Quixadá ajudará a consolidar ainda mais o município como pólo universitário regional, tornando-o ainda mais atraente para investidores de outras áreas.

6) A criação do curso afeta diretamente o setor da economia do município que é destinado ao acolhimento de profissionais e estudantes a ele agregados. Restaurantes e hotéis, por exemplo, são alguns dos beneficiados.

Por estas e outras razões a instalação do curso de medicina em Quixadá é de importância estratégica e, de fato, a luta por sua conquista não deveria nunca ser depreciada em favor de interesses políticos de quem quer convencer o povo de que “perder é ganhar”. Desvalorizar o curso de medicina e desanimar a luta por sua instalação é ser desleal com os interesses estratégicos de Quixadá.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. O GOVERNADOR JUNTAMENTE COM O MINISTRO DA EDUCAÇÃO TEM QUE AUMENTAR TAMBÉM AS VAGAS NAS UNIVERSIDADES PRINCIPALMENTE UFC Q SÃO POUCAS VAGAS OFERECIDAS. PRINCIPALMENTE MEDICINA E ODONTOLOGIA

  2. Desculpem, mas Quixadá tem estrutura para receber um curso como Medicina?

  3. Pura politicagem essa de querer levar o curso de medicina para Quixeramobim. Isso se deve ao fato de que somente políticos considerados mais influentes estão trabalhando para tirar em primeiro lugar grandes investimentos, grandes obras de Quixadá, para em seguida é claro, mandar para onde têm seus currais eleitorais, para qualquer cidade, e em primeiro lugar querem levar tudo para Quixeramobim. Deve ser levado em consideração que a cidade de Quixeramobim não tem a mínima condição ainda de receber essa faculdade de medicina. Podemos constatar que está em jogo os interesses não só políticos, ou melhor, politiqueiros, pois estão implícitos os interesses privados, se aproveitando de verbas federais. Porém não podemos deixar de reconhecer que já é um jogo de cartas marcadas, pois estamos no Brasil. Eu não duvido de que irão também querer levar tudo o que for grande obra federal para lá, esses políticos só não levam as faculdades federais já implantadas aqui porque não podem mesmo, mas a água já querem levar, pois lá já não tem mais reservas suficientes. Isso já é castigo para os políticos,a falta de água, não para a população de Quixeramobim, que merece tudo de bom, mas desde que não seja para prejudicar parte da população de Quixadá.

  4. Isso mesmo Well. Os quixadaenses têm que lembrar que ajudaram a derrotar o grupo do PT no município e ainda quase que a presidente perde aqui e também o Camilo. É claro que agora Quixadá colhe os frutos amargos de escolhas absurdas que fez no passado. Escolheu o João invés do Ilário, enquanto Quixeramobim, na mesma situação, com seu prefeito sendo atacado de todo jeito, como o Ilário também foi, se manteve firme e reelegeu seu prefeito, e agora colhe os bons frutos. De fato, parabéns!!!

  5. Parabens QUIXERANOBIM,essa conquista e´o exemplo de um povo que tem um politico que busca o compromisso coletivo;prefeito Cirilo Pimenta sua vontade de trabalho e esfoço ,e´uma virtude invejavel.Quixada´outrora distrito de QUIXERAMOBIM,agora se sente insatisfeita com a decisao do ex gov.CID,porem lembremos que QUIXERAMOBIM teve grande importancia na eleiçao de CAMILO SANTANA.QUIXERAMOBIM deu um salto pro futuro.

  6. PERFEITAMENTE !!!

    Um Hospital escola tem uma relevância imensurável em qualquer sociedade. Basta pensar no futuro atendimento à população para se constatar a importância desse curso de medicina em qualquer local.

    Deus queira, em nome de Jesus Cristo, que esse curso venha para Quixadá. Lembrando que o projeto é tornar o Quixadá um polo universitário.

  7. Faltou um ponto muito importante e que pode rebater o argumento de que o curso servirá a classe alta. Graças ao atual Governo Federal, temos a bolsa social Prouni e o financiamento estudantil FIES, ou seja, não é mais preciso ser rico para cursar qualquer curso superior de qualquer valor no nosso país. E isso é incrível!!!

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.