Evento na Câmara de Quixadá promove debate sobre reforma política e pacto federativo no Brasil

- por
  • Compartilhe:

Atendendo requerimento da vereadora Ivana Magalhães, a Câmara Municipal de Quixadá promoveu, na noite desta quinta-feira, 23, um encontro que debateu a reforma política no Brasil. A temática de extrema importância, especialmente por representar uma das mais aclamadas bandeiras das recentes manifestações, teve como principal expositor o Deputado Federal Danilo Forte (PMDB).

Prefeitos e vereadores de vários municípios cearenses estiveram presentes, assim como lideranças políticas de Quixadá. O evento também teve ampla cobertura da mídia local.

O Deputado Danilo Forte tem participado ativamente das discussões sobre reforma política. O parlamentar integra a Comissão Especial da Câmara formada para discutir o assunto e tem acompanhado os encontros promovidos pelo colegiado.

11188452_938932276146643_6988566915682431042_n

Para Danilo – que respondeu algumas perguntas da assistência -, a ideia é envolver os diversos segmentos da sociedade na discussão sobre a PEC 344/2013, que altera o artigo 17 da Constituição Federal, condicionando o acesso dos partidos políticos ao fundo partidário, ao uso gratuito do rádio e da televisão, à disputa eleitoral na escolha de representantes para a Câmara dos Deputados e Senado Federal.

O peemedebista defende o modelo “distritão”, que acaba com as coligações nas eleições para vereadores e deputados e institui a eleição apenas dos candidatos mais votados, aumentando a representatividade dos parlamentos.

Em sua fala, o cardiologista Ricardo Silveira aproveitou para lembrar o apoio que o Deputado Danilo Forte tem dado aos quixadaenses na luta pelo cadastramento de Quixadá na lista dos municípios pré-selecionados para receber o curso de medicina. Também pediu que, ao votar qualquer projeto de reforma política na Câmara Federal, o Deputado tenha como alvo final o efetivo benefício dos cidadãos.

11175055_938932196146651_5633114780938260686_n

Os vereadores presentes manifestaram preocupação com o chamado “projeto tampão”, ideia que circula no Congresso Nacional. Por ele, os vereadores eleitos em 2016 teriam seus mandatos abreviados em dois anos. Como resultado, o pleito de 2018 unificaria o processo eleitoral num único empreendimento, havendo, simultaneamente, eleições para preenchimento de cargos nas três esferas de poder.

Reeleição, financiamento de campanha, corrupção, independência dos poderes e outros temas foram amplamente discutidos, tornando o evento realmente significativo.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Apesar de não ser o foco do evento, mas faltou alguém perguntar porque o nobre deputado votou a favor da proposta da TERCEIRIZAÇÃO.

  2. ESTAVA PRESENTE NESSE EVENTO, FOI BASTANTE ESCLARECEDOR ATÉ UM CERTO MOMENTO, FALOU-SE EM CORRUPÇÃO, OPERAÇÃO LAVA JATO, CRÍTICAS A PARTIDOS POLÍTICOS, O QUE O NOBRE DEPUTADO FEDERAL DANILO FORTE NÃO FALOU É QUE SEUS PRINCIPAIS LIDERES DO SEU PARTIDO PMDB, CUNHA E RENAN, AMBOS PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL E PRESIDENTE DO SENADO, SÃO INVESTIGADOS PELA OPERAÇÃO LAVA JATO, POR RECEBIMENTO DE PROPINA, QUE ISSO FIQUE BEM CLARO NOBRE DEPUTADO.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.