Uma das Igrejas mais antigas do Ceará será reinaugurada em Itapiúna após obras de restauro

- por
  • Compartilhe:
11880532_861362333933249_419060364_n

Capela de Nossa Senhora da Assunção, em Itapiúna.

No próximo sábado, dia 15, às 17 horas, será reinaugurado um dos templos religiosos mais antigos do Ceará, a Capela de Nossa Senhora da Assunção, no distrito de Itans, município de Itapiúna.

O Bispo Diocesano de Quixadá, Dom Ângelo Pignoli, participará das atividades relacionadas. A ocasião contará com a presença de Maria Freire Figueiredo, Superintendente do IPHAN no Ceará; de José Ramiro Teles BeZerra, Arquiteto do IPHAN; e de Thalison dos Santos, Arqueólogo do IPHAN.

A Capela foi edificada na primeira metade do século XVIII (entre 1720-1740) e guarda filiação com a arquitetura de transição entre o Maneirismo e o Barroco. É uma capela jesuítica, um raro exemplar desse tipo existente no Ceará. Ela possui um alpendre lateral, geralmente destinado à catequese dos nativos.

Os trabalhos de escavação arqueológica e restauro arquitetônico tiveram início no dia 9 de março deste ano e a conclusão deu-se neste mês.

Nas escavações foram identificadas as antigas fundações, sepulturas, artefatos religiosos vinculados aos sepultamentos (rosários, medalhas, botões), fragmentos de louça portuguesa e inglesa, além de artefatos indígenas pré-históricos.

Foram recompostos todos os telhados conforme a técnica original, utilizando-se madeira de lei nativa (aroeira, pau d’arco, sucupira). Todos os pisos foram restaurados como o original encontrado nas escavações. Na nave, foi refeito todo o piso em madeira com as divisões das sepulturas identificadas. Foi refeita toda a instalação elétrica. Foi recomposto o antigo alpendre, elemento raro nas igrejas coloniais do Brasil.

“É uma das igrejas mais antigas do Ceará, junto com as de Icó, Aracati e Viçosa. Possui um rico acervo artístico integrado com imagens barrocas, púlpito, retábulo, além de um antigo forro com pinturas artísticas que foi removido irresponsavelmente na reforma de 1994”, salientou Ramiro Teles, Arquiteto do IPHAN no Ceará.

A igreja é tombada a nível municipal, mas o IPHAN já estuda seu tombamento a nível federal como monumento nacional, e já existe processo administrativo aberto.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. UMA OU A MAIS ANTIGA DO CEARÁ É A DE SÃO JOÃO DO JAGUARIBE, TEVE INÍCIO EM 1696 A 1700.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.