Ibope: Heitor, Wagner e Valim lideram disputa para prefeitura de Fortaleza

- por
  • Compartilhe:
Heitor Ferrer, Vitor Valim, Capitão Wagner

Heitor Ferrer, Vitor Valim, Capitão Wagner

O IBOPE Inteligência foi a campo no início de setembro para questionar os eleitores de Fortaleza sobre sua intenção de voto para a prefeitura da cidade nas eleições de 2016.

Foram testados 13 diferentes cenários, sendo que em 11 deles são simulados confrontos diretos entre dois possíveis candidatos.

Na simulação com o maior número de candidatos testados a situação é bastante indefinida, com pelo menos três candidatos empatados em primeiro lugar.

Fortaleza - Política 01São os deputados Heitor Férrer (PDT), que tem 18% das intenções de voto neste momento, Capitão Wagner (PR) com 15% e Vitor Valim (PMDB), também com 15%. Moroni Torgan (DEM) aparece com 12%, seguido do atual prefeito, Roberto Cláudio (PSB), que tem 9%, e de Luizianne Lins (PT), com 8%.

Rejeição

Os moradores de Fortaleza também indicam os candidatos nos quais não votariam. O atual prefeito tem o maior índice de rejeição nesta medição, com 47% das menções, seguido pela ex-prefeita Luizianne Lins, com 44%.

Avaliação das atuais administrações

A administração do prefeito Roberto Cláudio é considerada ótima ou boa por 17% dos entrevistados, regular por 43% e ruim ou péssima por 39%. A forma como o prefeito administra a cidade é desaprovada por 64% dos moradores de Fortaleza, contra 28% que a aprovam. Os três principais problemas da cidade na opinião dos entrevistados são saúde (70%), segurança pública (59%) e educação (38%).

Em relação ao governo do Estado, a administração do governador Camilo Santana (PT) é considerada ótima ou boa por 21%, regular por 50% e ruim ou péssima por 20%. A forma como o governador administra o Estado é aprovada por 45% e desaprovada por 38%.

Já a administração da presidente Dilma Rousseff (PT) é considerada ruim ou péssima por 70% dos entrevistados em Fortaleza, regular por 20% e ótima ou boa por 9%.

 

Sobre a pesquisa

Período: A pesquisa foi realizada entre 7 e 10 de setembro de 2015.
Amostra: Foram entrevistados 504 eleitores de 16 anos ou mais no município de Fortaleza.
Margem de erro: É de 4 pontos percentuais, considerando um intervalo de confiança de 95%.
Fonte: IBOPE Inteligência




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.