Coletes à prova de bala de policiais atingidos em tiroteio estavam vencidos há 3 anos

- por
  • Compartilhe:
colete-a-prova-de-balas-vencido-polícia-ceará

Os coletes estavam vencidos desde janeiro de 2012 (FOTO: Reprodução)

Quatro policiais civis foram baleados em troca de tiros com assaltantes na tarde desta quarta-feira (28), no município de Quixeramobim, a 203 quilômetros de Fortaleza, no Sertão Central do Ceará.

De acordo com imagens divulgadas nas redes sociais, os coletes à prova de bala usados pelos policiais estavam vencidos desde janeiro de 2012.

De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol), Ana Paula Cavalcante, o governo estadual já havia sido alertado em relação ao problema. “Pedimos que tomassem as providências, porque isso é inadmissível”, reclamou.

O vídeo mostra um colete rasgado, com etiqueta de fabricação datada em 22 de janeiro de 2007, com validade de cinco anos. Os policiais baleados foram encaminhados ao hospital, sendo três inspetores e um delegado.

O inspetor Renato Cosmo foi baleado no ombro e de raspão no pescoço e segue internado no Instituto Dr. José Frota (IJF), onde passa por exames. O delegado Salviano de Pádua, baleado no ombro e de raspão na cabeça, foi levado para hospital particular. Os outros dois inspetores receberam alta médica.

“Foi uma situação muito difícil. Eles estavam se deslocando para a ocorrência, na companhia de uma viatura da Polícia Militar, mas se separaram e foram surpreendidos pelos disparos”, afirma Lucas Oliveira, membro do Sindicato.

O caso

Cerca de 15 homens armados com escopetas e fuzis interceptaram um carro-forte em Quixeramobim. Eles  explodiram o carro-forte, para levar o dinheiro e, em seguida, atearam fogo no veículo. Ainda não se sabe a quantia levada pelo grupo. Até o momento, ninguém foi preso. Este já é o quarto ataque a carros-forte no Ceará durante o ano.

Posicionamento

Em resposta à reportagem, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) informou que a Polícia Civil  está tomando as diligências referente o caso.
Sobre os coletes, a SSPDS afirmou que os policiais civis, que participaram do confronto, utilizavam coletes balísticos e armamento – como pistolas, fuzil e submetralhadora – em plenas condições de uso. (do Tribuna do Ceará)
Veja imagens do colete: 




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.