Esperança: El Niño intenso pode trazer chuvas intensas ao Ceará, aponta ex-presidente da Ematerce

- por
  • Compartilhe:
RADAR METEOLOLÓGICO de QUIXERAMOBIM > O Centro Meteorológico do Sertão Central foi instalado na Serrinha de Santa Maria, na zona rural de Quixeramobim.  CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

RADAR METEOLOLÓGICO de QUIXERAMOBIM > O Centro Meteorológico do Sertão Central foi instalado na Serrinha de Santa Maria, na zona rural de Quixeramobim.
CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

O ex-presidente da Ematerce, o agrônomo José Maria Pimenta, realizou uma pesquisa na Estação de Pluviometria de Quixeramobim, que há 138 anos faz a medição das chuvas no Ceará.

O levantamento apurou que, de 1877 até este ano de 2015, foram registrados ao todo 134 ocorrências do El Niño, o fenômeno natural que aquece as águas do Oceano Pacífico e esfria as do Atlântico, provocando enchentes na região Sul e seca no Nordeste brasileiro.

Desses 134 casos, 15 foram de alta intensidade; 11 de moderada intensidade; e 8 de fraca intensidade.

A pesquisa também trouxe um detalhe importante e interessante, que renova a esperança dos nordestinos: em 50% dos casos em que o El Niño foi de forte intensidade, as chuvas no Ceará também foram de alta intensidade.

Três exemplos:

  • Em 1940, a pluviometria registrada na Estação de Quixeramobim alcançou 1.101 milímetros.
  • Em 1973, o registro das chuvas equivaleu a 1.573 milímetros.
  • Em 1982, em pleno El Nino de alta intensidade, a pluviometria registrada em Quixeramobim alcançou 816 milímetros.

Assim, de acordo com José Maria Pimenta, os cearenses devemos renovar as esperanças. Um bom inverno pode estar logo ali à frente. (do blog do Egídio Serpa, DN)




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.