130 cadeias do Ceará recebem novos equipamentos de segurança para evitar entrada de materiais ilícitos

- por
  • Compartilhe:
portal_TS1800

Equipamentos ajudarão na detecção de materiais ilícitos.

Na tarde desta terça-feira (12), na sede da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), foram entregues 318 equipamentos de segurança para serem distribuídos nas cadeias públicas do Interior. Todas as 130 unidades do Estado serão beneficiadas.

A medida é resultado de parceria com o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ) e de repasse do próprio Governo do Estado, que destinou à Sejus parte do material utilizado na Copa do Mundo.

Os equipamentos auxiliarão os agentes na detecção de objetos de metal que estejam com pessoas que adentram as unidades. Ao todo, são 77 portais, 26 raios-x, 69 banquetas eletrônicas e 146 raquetes eletrônicas.

No interior do Estado, a distribuição do material foi feita de acordo com as cadeias que apresentam um maior efetivo de presos e que possuam estrutura física para receber as melhorias.

Equipamentos

collageBanquetas eletrônicas: novidade no sistema cearense, conseguem identificar a presença de possíveis metais introduzidos no corpo de visitantes.

Portais: utilizam de campo magnético, com identificação por luz e som, para identificar possíveis metais levados pelos visitantes,

Raios-x: dispõem de esteira eletrônica para a checagem de bagagens e objetos variados.

Raquetes eletrônicas: equipamentos de uso manual para a realização do trabalho de revista dos visitantes.

As cadeias públicas de Quixadá e Pedra Branca, por exemplo, foram contempladas com os novos equipamentos que devem ajudar a minimizar o constrangimento da revista antes feita aos visitantes e humanizar o serviço.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.