Em janeiro choveu acima da média em vários municípios do sertão central

- por
  • Compartilhe:

Desde o início do ano algumas cidades vêm registrando constantes chuvas, e, segundo a Funceme, as chuvas superam a média em várias cidades do sertão central cearense.

De acordo com dados da Funceme, de 01 a 25 de janeiro em todo Ceará choveu, em média, 196,6mm.

Já nas cidades do sertão central, segundo dados da Funceme, as chuvas ocorreram da seguinte forma:

Quixadá choveu 120,8mm; 66,2% a mais do que a média normal. Em Quixeramobim choveu 94,5mm; 28,9% a mais do que a média. Em Banabuiú foram registrados 119,2mm de chuvas; ou seja 55,5% a mais do que a média. Já no município de Solonópole choveu 117,4mm; que atinge o percentual de 38,2% a mais do que a média normal.

Os municípios da região que registraram chuvas menores que a média normal, foram os seguintes: Senador Pompeu choveu 46,0mm; ou seja um percentual de 44,6% menor que a média normal. Já em Choró foram registradas 50,4mm; 39,6% a menos que a média. Ibaretama choveu 50,0mm; registrando 36,4% a menos que a média normal.

Segundo a Funceme, as chuvas deste mês são devido as condições atmosféricas que facilitaram a ocorrência de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN), fenômeno típico da pré-estação chuvosa.

Contudo as análises feitas pelos pesquisadores do órgão indicam que existe 65% da probabilidade das chuvas ficarem abaixo da média no estado.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.