Com UPA superlotada, prefeitura de Quixadá pede socorro e governo do PT se recusa a ajudar

- por
  • Compartilhe:
20160503152630

UPA de Quixadá tem recebido até 500 pessoas por dia. Governo do Estado negou ajuda.

Para o cidadão quixadaense que votou no candidato do PT para o governo do Ceará no último pleito, a informação a seguir pode ser decepcionante. E, de fato, é mesmo. Lastimável sob todos os aspectos. Por um lado, revela o total desinteresse do governo do PT pelo bem estar da população de Quixadá e, por outro, revela a face ferida de uma saúde quebrada, dentro de um Estado quebrado, incapaz de atender, por ruindade ou fraqueza, as demandas do povo.

Não bastasse todo o esforço das lideranças petistas do Ceará para levar investimentos importantes, tais como o curso de medicina, para outros lugares, e não bastasse a cooperação submissa dos dirigentes do PT neste município aos seus líderes, em detrimento dos interesses estratégicos da Terra dos Monólitos, vem agora à tona mais uma atitude covarde com o povo quixadaense.

No mês de janeiro, a prefeitura de Quixadá pediu socorro urgente ao governo estadual, tendo em vista o perceptível aumento de casos de doenças relacionadas com o mosquito aedes aegypti. O pedido era por remédios e material de socorro. Naquela ocasião, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) recebia entre 200 e 300 pessoas por dia, número já acima da sua capacidade.

Como mostra a comunicação em destaque no final desta matéria, o pedido de socorro foi recebido pelo Governo do petista Camilo Santana. Acusou o recebimento do pedido de ajuda o Secretário Adjunto da Secretaria de Saúde do Estado, Marcos Antônio Gadelha Maia. Segundo Gadelha, a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica e a Superintendência de Apoio à Gestão da Rede de Unidades, negaram a ajuda solicitada pela prefeitura de Quixadá.

20160503152629

UPA de Quixadá está constantemente lotada.

A atitude do governo do PT em face da situação grave de saúde pela qual passa o povo de Quixadá equivale a cruzar os braços e mandar a população e o poder público municipal se virarem. Vale ressaltar que parte importante dos recursos destinados à saúde pública são obrigação do governo estadual.

Atualmente, Unidade de Pronto Atendimento está recebendo, em média, entre 450 e 500 pessoas por dia. A última contagem num período de 24 horas constatou que foram atendidas na UPA 486 pessoas. Uma situação de caos.

Sem recursos próprios suficientes, a prefeitura municipal tem tentado arcar com despesas diversas decorrentes do aumento no número de pacientes e, inclusive, tem recebido, praticamente sozinha, toda a onda de queixas. Natural que as queixas existam. Natural que o povo queira governo. Neste caso, porém, o recado do governo do PT foi o de que, pelo menos para Quixadá, as portas estão fechadas, e governo não existe.

Veja ofício do governo enviado à prefeitura de Quixadá negando ajuda:

04b1c1d8-b360-4364-8cbb-d26ff5cdd4dc




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Só uma pergunta: Se o Hospital Eudásio Barroso funcionasse adequadamente, será que a UPA estaria superlotada?

  2. A culpa é do PT sim, pois melhor seria não existir UPA e sim prevenção eficaz. Dizer que a culpa não é dos governos do PT, com argumento de ter feito UPA é uma tremenda FALÁCIA. Seria a mesma coisa de instalar uma UPA próxima de um buraco em uma estrada em que há muitos acidentes, onde seria melhor tapar o buraco.

  3. O mais triste Jaqueline é que aquele repórter da Globo pode até vir, mas só se for pra por a culpa no PT, sendo que se não fosse a Dilma e o Camilo, Federal e Estadual, ambos do PT, não existiria UPA e Quixadá estaria pior que uma selva, ou eles (governo monicipal) estariam sendo obrigados a manter o básico do básico em alguns poucos postos de saúde e no hospital. É triste ver que o que o PT fez pra melhorar não melhorou tanto porque os municipios aproveitaram para deixar de fazer o que faziam, essa é a verdade.

  4. Nao e de hoje que a upa vem sendo super lotada, eu acho que demoraram ate fazer uma reportagem sobre isso, e acho tbm que deveria ser levada aos tele jornais do estado pra verem que rumo tomou nossa cidade, abandonada pelo poder publico, que nunca teve controlhe com os gastos da cidade e esquecida pelo governo.
    Na upa nem termometro direito tem, so tem um, no hostipal Eudasio Barroso nem agua pra se beber tem . Entao senhor prefeito meta a cara e arregace as mangas pelo povo que colocou voce ai no poder, e triste ver a cituaçao das pessoas que vao doente pro pronto socorro e nao conseguem ser atendidas como gente…
    Sabe o que merecia nesta cidade aquele reporter do fantastico pra saber. Cade o dinheiro das verbas que vem pra cidade.

  5. Governo do Estado não tem culpa se o Governo Municipal não cumpriu com as ações de prevenção de controle ao Aedes.
    O Governo do Estado participou de todas a fases de planejamento desde 2014, alertando do risco eminente da epidemia e ajudando na estruturação enviou insumos e Equipamentos ( TELAS, LARVICIDA,FUMACE , UBV leve) capacitação de profissionais saúde e todos envolvidos. Agora com epidemia instalada quer jogar responsabilidade no Estado? È muito fácil. Os principais responsáveis pelo que esta acontecendo em Quixadá é a Gestão Municipal e uma parte da população que não cuida dos seus depósitos, servindo de foco para aedes aegypti.

  6. Em primeiro lugar, queria informar ao site uma advertência no número de atendimentos no qual logo acima cita 200, 300 e mais a baixo 400, 500 pessoas, segundo lugar não estou aqui para defender governo muito menos partido, porém a cidade de quixada tem invertido em que mesmo na saúde na atual gestão eleita inclusive apoiada por esses sites de comunicação de quixada, não reformou ou fez se quer um posto de saúde! Bem é fato a upa tá lotada eu mesma andei lá tá bravo negócio lá, porém ao governo do estado ter negado um pedido deste, não é por que seja do pt, porém deve está constando lá que quixadá tem verba para manter a esses atendimentos, o que eu vez em quixada e que os postos de saúde de quixada se acabaram! Se vc adoece não tem mais posto de saúde, não tem mais o hospital o que se tem é a upa, bem mais uma vez deixo claro que não to defendendo partido mais, a prefeitura de quixada da atual gestão nunca cumpriu um se quer um, acordo feito com governo estadual, se governo do estado libera um projeto pra quixada e a prefeitura tem que assumir algum compromisso, a prefeitura assume porém não cumpre, tem dinheiro parado no governo federal, porque que não se tem projetos, enquanto isso temos uma prefeitura com toda sua verba e contas bloqueadas na justiça, controlada por um juiz, enfim isso não to vendo a impressa comentar.

    Resumindo, será que o governo do estado e federal está negando dinheiro para essa cidade pelo fato de ser do partido a ou b, ou será pelo fato da prefeitura não tem um controle de gastos ou não ter palavra para assumir qualquer compromisso?

  7. NO CASO AI SITADO É SÓ ACIONAR AJUSTIÇA EM CARÁTER DE URGÊNCIA E COLOCAR OS RESPONSÁVEIS NA CADEIA

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.