Promotores eleitorais vão intensificar fiscalização de potenciais candidatos fichas-sujas na eleição de 2016

- por
  • Compartilhe:

img_ficha_suja_gestores_tceDuas importantes armas serão usadas pelo Ministério Público Eleitoral no pleito de outubro de 2016: o Sisconta Eleitoral, banco de dados dos políticos fichas-sujas, e um disque-denúncia contra caixa 2.

Nas primeiras eleições desde 1994 em que não serão permitidas doações de empresas, a Procuradoria Eleitoral informou nesta sexta-feira, 20, que vai intensificar a fiscalização sobre a movimentação financeira irregular para identificar e combater contabilidade paralela nas campanhas eleitorais.

O anúncio sobre os instrumentos contra ilícitos nas eleições foi feito em workshop sobre as novas regras eleitorais promovido pela Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo. Nesta semana também foi lançado o disque-denúncia para as eleições 2016, para que os cidadãos possam relatar irregularidades envolvendo a disputa eleitoral.

A coordenadora do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral (Genafe) do Ministério Público Federal, Ana Paula Mantovani Siqueira, anunciou que nessas eleições colocará o Sisconta Eleitoral – banco de dados que permite a identificação de candidatos fichas-sujas -, à disposição dos promotores eleitorais.

Aos promotores eleitorais caberá a iniciativa de impugnar candidatos potencialmente inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa. As Procuradorias Regionais Eleitorais atuarão nos Tribunais Regionais Eleitorais em nível recursal.

Na última eleição municipal em Quixadá, apenas o candidato do PT foi considerado ficha suja pela Justiça Eleitoral. Embora tenha conseguido entrar na disputa através de liminar, esta foi posteriormente derrubada pelo STJ. Ainda não é possível dizer se em 2016, caso o PT lance o mesmo nome, se haverá nova tentativa de entrar na disputa através do uso de liminares. (com informações do Estadão.)




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.