Cidades do sertão central amanhecem com “tempo fechado” e muitas nuvens

- por
  • Compartilhe:
chuvas-ibaretama

Ibaretama amanheceu com nuvens encobrindo a Serra Azul.(Foto: Facebook)

A seca castiga o sertão cearense há cinco anos, a população sofre com a falta de água, e de chuvas. As reservas hídricas estão em níveis críticos e vários setores da economia cearense já sofrem consequências da escassez de água.

A preocupação dos cearenses é que em 2017 possa se repetir o mesmo sofrimento, a escassez de água para o consumo humano, além disso, a seca faz com que não se consiga ter safra de grãos para alimentar os homens, e nem os animais, impactando fortemente na renda familiar e na economia dos municípios.

chuvas-madalena

Na cidade de Madalena foi possível ver o tempo nublado. (Foto: Quixeramobim Agora)

Nesta terça-feira, 13, alguns municípios do sertão central amanheceram com o tempo “fechado”, ou seja, com algumas nuvens e muito nublado.

Nas redes sociais moradores de Ibaretama, Quixeramobim, Boa Viagem e Madalena postaram as fotos que registraram das nuvens cobrindo a paisagem do sertão, todos com a esperança de que logo as chuvas retornem, para aliviar o sofrimento do sertanejo. A Funceme registrou precipitação no município de Quixeramobim, segundo o órgão houve precipitação de 1,2 milímetros no posto de Quixeramobim, entre segunda-feira, 12 e hoje, 13.

A pré-estação chuvosa no Ceará, período compreendido entre os meses de dezembro e janeiro, é quando acontecem os primeiros registros de precipitações mais intensas no Estado.

chuvas-boa-viagem

Em Boa Viagem o céu ficou encoberto pelas nuvens. (Foto: Quixeramobim Agora)

Na primeira quinzena de janeiro de 2017, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) vai concluir e divulgar o primeiro prognóstico climático oficial para a quadra chuvosa de2017 no Ceará. O documento apresentará as probabilidades de cada uma das três categorias (abaixo, em torno e acima da média histórica) referentes ao acumulado de precipitações nos meses de fevereiro, março e abril.

A seca prolongada acentua a ansiedade e a expectativa em relação ao prognóstico. Porém, os meteorologistas da Funceme ressaltam que uma forte tendência de neutralidade nas temperaturas do Oceano Pacífico Equatorial (nem El Niño, nem La Niña) durante a quadra chuvosa de 2017 não permite antecipar a previsão climática para o Ceará.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Jesus,manda chuva p teu povo.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.