ENERGIA MAIS CARA: Vereadores aprovam aumento no valor cobrado pela iluminação pública em Quixadá

por | Destaques, Notícias, Política

bandeira-amarela

Os mais pobres deverão ser os mais impactados pelo aumento da cobrança da CIP em Quixadá.

Nesta terça-feira, 27, a Câmara de Vereadores de Quixadá aprovou aumentar o valor cobrado na Contribuição de Iluminação Pública (CIP) no município. A votação terminou em nove votos a favor do aumento e sete contrários a ele. Os novos valores começarão a valer a partir de abril de 2017.

O projeto aprovado hoje atendeu pedido da equipe de governo do prefeito eleito Ilário Marques. Assinado pelo prefeito interino, Wellington Xavier, o Ci, a sugestão recebeu o apoio de toda a base aliada ao poder executivo.

VEREADORES QUE VOTARAM PELO AUMENTO:

  • Kleber Júnior
  • Higo Carlos
  • Rosa Buriti
  • Audenio Moraes
  • Carlos Eduardo (Dudu)
  • César Augusto
  • Ivan Construções
  • Weimar Lino
  • Bamba

Os primeiros quatro vereadores da lista acima, curiosamente, já foram anunciados como secretários da próxima gestão. Destes quatro, apenas Rosa Buriti conseguiu ser reeleita para mais um mandato na câmara, embora já tenha sido deslocada para o secretariado de Ilário Marques. Os demais foram rejeitados pela população.

VEREADORES QUE VOTARAM CONTRA O AUMENTO:

  • Kelton Dantas
  • Capitão
  • Luiz do Hospital
  • Evaristo
  • Ivana Magalhães
  • Louro da Juatama
  • Laércio Oliveira

O AUMENTO SACRIFICARÁ OS MAIS POBRES

20150207104739O projeto cria novas faixas de consumo e aumenta o valor cobrado em cada uma delas. As tabelas são divididas em cinco grupos:

  1. Residencial,
  2. Comercial,
  3. Industrial,
  4. Rural,
  5. Pública.

Os mais pobres deverão ser os mais impactados pelo aumento da cobrança da CIP. Além de pagarem contas mais caras de energia, sofrerão com o aumento dos preços numa ampla faixa de produtos vendidos na cidade. Do frango ao sorvete, tudo deverá encarecer um pouco mais. De fato, o comércio tende a repassar aos consumidores o aumento significativo que tiveram em suas faixas de consumo de energia.

Para além disto, em 22 de abril de 2017 ocorrerá a revisão tarifária anual nas contas de energia de responsabilidade da Enel (antiga Coelce) em todo o Estado do Ceará. Isto significa que haverá mais um aumento. Esse acúmulo de aumentos resultará em mais sacrifício para os cidadãos de Quixadá, especialmente para os mais pobres.

Observadores também asseguram que o aumento da cobrança da CIP tem o efeito de tornar Quixadá menos atraente para a indústria, afastando do município grandes investimentos e geração de empregos.

loading...



Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. O Povo só tem o que merece

  2. Caro, António Nilton Lopes de Sousa, A ironia é a figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra ou expressão de forma que ela tenha um sentido diferente do habitual e produza um humor sutil. Para que a ironia funcione, esse jogo com as palavras deve ser feito com elegância, de uma maneira que não deixe transparecer imediatamente a intenção. A ironia deve estimular o raciocínio, deve fazer o leitor (ou ouvinte) considerar os diversos sentidos possíveis que uma determinada palavra ou expressão pode ter, até encontrar aquele que se encaixa na mensagem produzindo um significado inusitado.
    “Tu tropeçarás em pleno dia, assim como o profeta durante a noite. Far-te-ei perecer,
    porque meu povo se perde por falta de conhecimento” Oséias 4:5,6

  3. Kleber Júnior
    Higo Carlos
    Rosa Buriti
    Audenio Moraes
    Carlos Eduardo (Dudu)
    César Augusto
    Ivan Construções
    Weimar Lino
    Bamba
    Os vereadores acima mencionados estão mortos de preocupados com a população, deveriam procurar o quer fazer, cidade suja, esburacada, e ainda tem coragem de dizer que são os fiscais, de que? Quem maltrata um povo sofrido paga aqui mesmo, DEUS é justo…….

  4. Já que essa cambada de sanguessugas vão aumentar o preço da energia pública deveriam olhar cada rua da cidade. Porque tem pessoas que pagam sem ter essa tal energia. Até quando nois pobres vamos ser sacrificados pra dar vida boa a essa Cambada? (Só Jesus na causa)

  5. Meu caro Rui,vc está parabenizando os vereadores porque aprovou um aumento de energia elétrica que só vai prejudicar os mais pobres?
    Primeiramente a prefeitura tem mais é que arrumar a casa.
    É parabéns para estes vereadores que tem cargo garantido de secretários ,porque se eles não o cumpre eles perde esta mamata.
    Estes são eles Kleber Júnior
    Higo Carlos
    Rosa Buriti
    Audenio Moraes
    Estes são um grande risco para o povo de quixada.

  6. Parabéns aos eminentes edis que votaram a favor do aumento da cobrança de iluminação publica, não poderia existir votação diferente, uma vez que tais votos refletem com fidedignidade o caráter e o desinteresse com os interesses do povo. Interessante registrar, que os Excelentíssimos Vereadores, agem como marionetes de uma mentor intelectual, que muitas vezes se cotou como aquele que iria salvar Quixadá, o senhor Ilario Gonçalves Marques. Antes o exposto, agora só pedindo a interseção divina para controlar os dias difficiles que iremos passar nas garras do ” EL SALVADOR DE QUIXADÁ”, o aumento do salario e agora esse aumento, são apenas uma pequena palhinha do que iremos enfrentar.
    Quixadá agora sai do vermelho e entra no preto, uma vez que inúmeras casas terão o fornecimento de energia cessado.

Deixe seu comentário

Os comentários do site MonólitosPOST tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.