Agricultores poderão ficar sem horas de trator e sementes para plantar em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

As chuvas do último final de semana encheram o coração dos agricultores quixadaenses de esperança em um ano melhor, com uma boa safra onde eles possam dessa forma tirar o sustento da sua família. Contudo logo após as chuvas, a esperança deu lugar a incerteza, pois a prefeitura ainda não garantiu a disponibilidade das horas de trator para ajudar os agricultores na hora do plantio.

Na manhã desta terça-feira (14) alguns agricultores procuraram nossa redação informando que a prefeitura não iria ajudar com a hora de trator, benefício que até o ano passado era oferecido pela gestão municipal.

Segundo informações nos últimos quatros anos foram ofertados 7.000 horas de tratores, dos quais a cada três horas duas eram por conta da prefeitura.

Mas a situação do homem do campo de Quixadá poderá ficar ainda pior, a distribuição de sementes do programa Hora de Plantar também não serão suficientes para atender todos os agricultores. Com isso além de não poder contar com as horas de tratores, muitos agricultores podem ficar sem a semente para o plantio.

Entramos em contato com o Secretário de Agricultura do Município, Kleber Júrior, ele confirmou que as sementes que vieram do governo do estado realmente serão insuficientes para todos os agricultores. “A quantidade que nós demandamos aqui não serão suficientes para atender todo mundo” disse o secretário se referindo a distribuição das sementes.

Em relação as horas dos tratores Kleber Júnior disse: “Não temos nada definido ainda vou despachar com o Ilário, e ele vai dizer o que vai acontecer, posição eu não tenho ainda porque não sei o que ele vai fazer”.

Os agricultores estão muito preocupados, segundo eles a grande maioria não tem condições de pagar uma hora de trator. “Se eles forem pagar do próprio bolso, a hora do trator acaba ficando inviável para os pequenos, que já vêm passando por grandes dificuldades financeiras” disse Fausto Moreno, presidente do Sindicato Rural de Quixadá.

Muitos pequenos agricultores aguardam o auxílio para cortar parte da terra, já que uma hora não é suficiente, e eles não têm como viabilizar do próprio bolso. A falta de apoio e o acúmulo dos anos de seca têm desestimulado os pequenos agricultores que buscam alternativas para garantir o sustento em casa. Porém apesar da indefinição os agricultores acreditam que a prefeitura consiga solucionar o problema e garantir as sementes bem como as horas de tratores.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.