Açudes do Sertão Central ainda estão com situação preocupante, segundo a Cogerh

- por
  • Compartilhe:

20.03.2017.Resenhadiriadomonitoramento2017Os 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), distribuídos em 12 bacias hidrográficas, cuja capacidade total são 18,64 bilhões m³, apresentam volume de 1,67 bilhão m³ (8,95%).

Atualmente, o volume de água das bacias está distribuído: Litoral (38,52%), Alto Jaguaribe (10,47%%), Coreaú (47,40%), Metropolitanas (15,97%), Serra da Ibiapaba (14,18%), Médio Jaguaribe (5,24%), Salgado (13,15%), Acaraú (16,88%), Banabuiú (3,25%), Sertões de Crateús (1,71%), Curu (7,16%) e Baixo Jaguaribe (0,00%).

Houve aumento do volume nas bacias do Litoral, Alto Jaguaribe, Coreaú, Metropolitanas, Serra da Ibiapaba, Médio Jaguaribe, Salgado, Acaraú, Banabuiú, Sertões de Crateús e Curu.

No ano de 2017 já foi registrado um aporte total de 576,65 milhões m³. No dia 20 de março, o aporte foi 32,2 milhões m³. Os açudes destaques que tiveram recarga foram: Castanhão, General Sampaio, Itaúna, Edson Queiroz e Araras. No total 71 açudes registraram aporte.

Os açudes Acaraú Mirim, da bacia do Acaraú, Caldeirões, da bacia do Alto Jaguaribe, e Valério, da bacia do Alto Jaguaribe, estão sangrando.

No Sertão Central os principais reservatórios ainda estão em situação preocupante. O Açude do Cedro, em Quixadá, está com volume de 0,86%, já o açude Pedras Brancas está 7,74% de sua capacidade. Único açude da bacia do Banabuiú que está com boa capacidade é o Umari em Madalena, ele está com 58,19% de sua capacidade.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. EM VIÇOSA DO CEARÁ NA SERRA DA IBIAPABA, SERIA NECESSÁRIO DE MAIS UM AÇUDE COMO POR EXEMPLO NO RIO PIRANGI POR TER UMA GRANDE PARTE DE SUA CORRENTEZA PERENE CHEIO DE FONTES COMO POR EXEMPLO NOS APERTO DE SERRA DA PASSAGEM FUNDA QUE FICA ENTRE O JUÁ DOS INÁCIO AO SITIO ASSEMIM, NESSE LOCAR UM AÇUDE DE GRANDE PORTE COM POUCAS DESPESAS PODIA SER CONSTRUÍDO PORQUE EXISTE UM APERTO DE SERRA MUITO ALTO COM UMA PROFUNDIDADE MAIS OU MENOS DE UNS 400 A 500M DE PROFUNDIDADE COM UM APERTO DE SERRA CALCULADO EM ATÉ 500M DE UMA SERRA PRA OUTRA E SE NAS ALTURAS COLOCASSE ADUTORA A UMA CAIXA DE GRANDE PORTE EM CIMA DA SERRA PUCHADA POR UMA FORÇA MOTRIZ e a cidade de viçosa do ceará fica muito baicha poderia chegar com o sistema de força de gravidade QUEM SABE SE POR FALTA DE CONHECIMENTO DESSE LOCAL NUNCA SE TENHA UMA NOÇÃO DE COMO SERIA UM ÓTIMO AÇUDE COM UMA CAPACIDADE MUITO MAIOR DEQUE O AÇUDE DO JABURÚ PORQUE O RIO É DE UM GRANDE POTENCIAL E COM POUCAS CHUVAS AS ENCHENTES SÃO DE ALTO VOLUMES E ENCHERIA COM MUITO MAIS RAPIDÊZ DE QUE QUALQUER OUTROS AÇUDES. OLHEM E EXPERIMENTEM VIÇOSA DO CEARÁ CEP 62300-000,,,, 05.04.2017…..

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.