“Emenda Lula” quer impedir prisão de candidatos oito meses antes da eleição

por | Destaques, Política

O relator da reforma política na comissão especial da Câmara dos Deputados, deputado Vicente Cândido (PT-SP), incluiu em seu parecer um artigo para impedir que candidatos sejam presos até oito meses antes das eleições. Se aceita a regra já valeria para as eleições de 2018.

A proposta do deputado altera o artigo 236 do Código Eleitoral, que proíbe a prisão 15 dias antes da eleição. A medida foi apelidada de “Emenda Lula” e virou um dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil na manhã deste sábado.

Segundo o jornal “Estado de S.Paulo”, o trecho foi incluído no relatório do deputado “sem alarde”. O tema não foi discutido pela comissão em sua última sessão. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do deputado que informou que ele não irá se manifestar no momento.

A ideia, segundo Candido, é colocar o relatório da comissão da reforma política em votação na primeira semana de agosto. Para valer para as eleições de 2018, a reforma tem que passar pela Câmara e pelo Senado até setembro.

Vicente Cândido afirmou que a emenda pode, sim, beneficiar Lula, mas que foi pensada para blindar não só Lula, mas políticos investigados.

O deputado propõe criar uma habilitação prévia da candidatura. O político teria que pedir um certificado à Justiça Eleitoral entre os dias 1º e 28 de fevereiro do ano da eleição.

Com o documento, ganharia uma espécie de “salvo-conduto” que o impediria de ser preso daquele momento até dois dias após as eleições. ( do UOL)

loading...



Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Deus na verdade vai castigar todos os corruptos. Eu disse todos, e não somente aqueles que pertencem pertencem a um partido A ou B, mais sim todos, de A a Z, todos. Nós o povo brasileiro trabalhador e que não trabalhamos para alimentar todos corruptos, acreditamos na justiça divina. Acreditamos que a justiça de Deus vai agir em cima de todos corruptos e exploradores do povo brasileiro, pois não somente parte dos políticos, mas também sobre todo empresário que for explorador e escravizador do trabalhador brasileiro. Vemos que atualmente a maioria dos políticos são uns verdadeiros traidores do povo e que se julgam muitos bons, mais que só tem interesse em ficar cada vez mais ricos, e, pasmem, querem entregar todas as nossas riquezas para as multinacionais, tornando cada vez mais esse país uma colônia das grandes potencias mundiais. Deus vai, acreditamos, dar um castigo bem justo contra todos esses corruptos. Esses corruptos, na verdade, parecem fazer parte de um único partido, uma espécie de partido satanista do brasil, que não respeitam a constituição brasileira e muito menos os ensinamentos de Jesus Cristo. Já chega, pois são mais de 500 anos de escravidão do povo brasileiro.

Deixe seu comentário

Os comentários do site MonólitosPOST tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.