Após seis anos Quixadá, Banabuiú e Ibicuitinga registram chuvas acima da média histórica

- por
  • Compartilhe:

A Cogerh divulgou o volume de chuva registrado até o dia 26 de julho nos 14 municípios que formam a Bacia Hidrográfica do Banabuiú.

Após vários anos consecutivos de seca e escassez o inverno 2017 pelo menos em alguns municípios do estado do Ceará rendeu bons frutos, é o que aponta a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará – Cogerh.

Segundo informações da gerência regional da Cogerh em Quixeramobim que elaborou um ranking das chuvas observadas no ano de 2017 até o dia 26 de julho nas 14 cidades da Bacia Hidrográfica do Banabuiú, os municípios de Quixadá com 751.5mm, Banabuiú com 729.2mm e Ibicuitinga com 684.6mm, acumularam chuvas acima da média histórica que é de 681.9mm, essa marca não era registrada em nenhum município da bacia desde o ano de 2011.

Se alguns municípios ficaram acima da média, outros ficaram bem abaixo, como é o caso dos municípios de Monsenhor Tabosa com 394.0mm, Boa Viagem com 467.6mm e Pedra Branca com 475.7mm.

Mesmo com o volume considerável de chuvas os reservatórios da bacia continuam com níveis bastante reduzidos como é o caso do Açude Cedro que atualmente está apenas com 2,70% de sua capacidade e o Pedras Brancas que atualmente abastece os municípios de Quixadá e Quixeramobim e atualmente está com apenas 7,78% de seu volume total. Portanto é cada vez mais necessário que a população faça bom uso da água e a utilize com consciência para que em um futuro bem próximo as principais cidades do Sertão Central não sofram com problema de falta de água.

 




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.