Bombeiros combatem incêndio que afetou os municípios de Canindé e Paramoti

por | Destaques, Notícias, Polícia

A guarnição do CBMCE de serviço em Canindé foi acionada, no último sábado (09), para um incêndio em vegetação que se espalhava por uma vasta área na localidade de Poço dos Remédios, entre Canindé e Paramoti. Porém, o acesso ao local era tão precário que a viatura disponível, do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), não tinha condições de se aproximar da região afetada. Somente no domingo (10) uma Hilux destacada pelo comando do Núcleo de Bombeiros do Interior conseguiu chegar à unidade do CBMCE, de onde cinco bombeiros militares seguiram em direção à ocorrência.

“Quando conseguimos chegar, verificamos que tinha havido muita destruição. A estimativa, feita em conjunto com a população local, é de que aproximadamente 150 hectares de mata tenham sido consumidos”, explica o segundo-tenente Erasmo Vieira da Costa, comandante da guarnição.

Dada a amplitude do incêndio, somada à impossibilidade de uso do ABT, a participação da comunidade foi essencial para o sucesso da missão. Cerca de 40 moradores da localidade atuaram sob a orientação do Ten Erasmo, do Subtenente Silva Gomes, do cabo Lima Neto e dos soldados Cardoso e Prata. “Os moradores relataram ter vivido momentos de pânico antes da nossa chegada, devido aos fortes ventos, que faziam com que o fogo mudasse de posição rapidamente, avançando em direção às casas. Graças ao bom trabalho coletivo, conseguimos eliminar todos os focos sem maiores prejuízos às pessoas”, relata o tenente.

loading...



Deixe seu comentário

Os comentários do site MonólitosPOST tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.