Assista vídeo: Ilário Marques anuncia que “mais cedo ou mais tarde” criará a taxa do lixo

- por
  • Compartilhe:

O prefeito de Quixadá Ilário Marques (PT) participou da sessão da Câmara Municipal na última quinta-feira (28), e deixou a população quixadaense bastante preocupada, pois se não bastasse a crise econômica, o desemprego, a indústria da multa de trânsito e os altos impostos já suportados pelos trabalhadores deste município, o petista anunciou que pretende criar mais um imposto para ser bancado pelo povo, sendo que desta vez será a taxa da coleta do lixo. No vídeo abaixo você assiste o trecho da fala do gestor onde ele diz que os comerciantes devem pagar a “taxa do lixo”.

A falta de criatividade dos gestores é gritante: a receita para aplacar as finanças públicas é sempre a mesma e quem paga a conta sempre é a população. O cidadão brasileiro não aguenta mais pagar novos impostos. Está sobrecarregado pela altíssima carga tributária, que aumenta o preço da comida, do combustível, das contas de água, luz e telefone. Que tira um bom pedaço do salário, com o INSS. Se tem carro, paga o IPVA mais caro do mundo. Se tem casa, paga um IPTU altíssimo. Se é profissional liberal ou comerciante, paga o ISS.  No final, trabalha-se praticamente cinco meses do ano somente para pagar imposto. E o que se tem em troca? Saúde da pior qualidade, nenhuma segurança, qualidade de vida deteriorada pelas péssimas condições dos serviços oferecidos pelas prefeituras. Mais de um terço da riqueza nacional é abocanhado pelo estado e grande parte desse dinheiro vai para a corrupção desenfreada e para cobrir a mordomia dos políticos.

Porém o gestor municipal parece incompetente ao gerir as contas públicas, quando acena com a possibilidade de criação dessa famigerada “taxa do lixo”. Além da criação de impostos ser uma escolha errada que irá sufocar ainda mais uma economia em recessão, a medida é um escárnio do ponto de vista moral. E pior, o prefeito alegou ser normal o comerciante – seja pequeno ou grande – pagar para recolher o lixo, quando na verdade esquece que todos já pagam uma altíssima carga tributária para suprir os péssimos serviços oferecidos pela gestão.

O argumento do prefeito de que o contribuinte – principalmente os comerciantes – deveria gerar a contraprestação financeira pelo serviço de coleta do lixo não merece acolhida e é completamente injusto para com essa parcela da população. Isso porque a limpeza pública trata-se de serviço geral e indivisível e de utilização indistinta por toda a comunidade que circula diariamente por ruas, praças e avenidas de Quixadá, devendo, portanto, ser custeado inteiramente pelo município através de suas receitas próprias e não cobrado dos moradores da cidade, o que pode configurar a bitributação que significa a cobrança dupla de imposto ao mesmo contribuinte, o que é expressamente vedado pela lei brasileira. E para onde está indo o dinheiro do IPTU e de outros impostos? A população merece uma resposta.

Será um abuso obrigar parte da população a pagar a taxa de coleta lixo no município, tendo em vista que é totalmente impossível ter a certeza se determinado imóvel ou comércio vai ou não produzir lixo naquele período referente a cobrança ou, em caso de ser produzido, qual será exatamente a quantidade de lixo gerada. Dessa forma, por ser impossível dividir quantitativamente o monte de lixo que cada estabelecimento comercial ou pessoa produziria, ou ainda identificar quem jogou determinado lixo na rua ou avenida não é justo cobrar a referida taxa do quixadaense que ganha seu suado dinheiro trabalhando no dia-a-dia. Ademais, mesmo que se defenda que a cobrança poderá ser pela metragem do imóvel, tal argumenta será ilegal, pois o tamanho do imóvel não guarda conformidade com a quantidade de lixo a ser produzida, já que existem imóveis grandes com poucos ocupantes e pequenos imóveis com muitos moradores.

Se a atual gestão tivesse um plano de governo eficiente e tivesse a prática administrativa coerente com as promessas feitas em palanque eleitoral não estaria tão perdida ao ponto de jogar a responsabilidade pelo gasto do dinheiro público nas costas das pessoas e dos comerciantes. A sociedade não pode arcar com as consequências de um governo que peca pela falta de inteligência administrativa. É a prefeitura que deve servir ao povo e não o contrário. Como se já não bastasse as duras medidas de Ilário que atingiram os quixadaenses.

A divulgação dessa ideia pode até ter sido um balão de ensaio, mas é por aí que virá a criação da “taxa do lixo”. Chegou a hora de o cidadão, sempre a parte mais frágil do sistema, parar de ficar com o ônus pela incompetência dos seus governos.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Talvez deveriam lembrar que o comércio é a melhor fonte de arrecadação pro município, e o mesmo já pagam IPTU, ITBI, ISS, TAXA DE LICENÇA, TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA, CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA, FPM, IOF, ICMS-ES. e até não vimos retorno algum. (=

  2. Até aqui, nenhuma novidade. O que se deveria perguntar: Por que falta dinheiro para aplicar na educação, saúde, e outras obrigações do poder público, e para os ROMBOS sempre sobram ? Não falta a verba da comissão, da compra de votos e apoio de vereadores, etc ? A solução é sempre a mesma, criação ou aumento de impostos ! ! !

  3. O”Papai”voltou pra perseguir os trabalhadores

  4. E onde ele diz que vai criar a taxa do lixo? Nesse trecho do vídeo ele diz que vai chamar as empresas para discutir e com toda razão, ali no centro muitas empresas joga lixo nas calçadas e os nós nem podemos andar livres nas calçadas.

  5. Gostaria apenas de questionar a parte que fala da indústria de multa pois acho um equivoco usar essa expressão. Não existe indústria de multas, o que existe é quantidade de pessoas cometendo infrações de trânsito. Basta se respeita a legislação de trânsito que nenhum cidadão será autuado. Se existe uma lei é pra ser cumprida. Agora querer colocar a culpa no órgão que multa não vejo uma atitude correta nem que demonstre respeito às leis do país.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.