Escola Profissional de Quixadá homenageia Rachel de Queiroz no dia em que a escritora completaria 107 anos

- por
  • Compartilhe:

 

Neste 17 de novembro, dia em que se estivesse viva a escritora e poeta cearense Rachel de Queiroz completaria 107 anos de vida, a Escola Estadual de Ensino Profissional Maria Cavalcante Costa, em Quixadá, em comemoração ao Dia da Literatura Cearense, promoveu o Projeto “Sobremesas Literárias”, ação que buscou aperfeiçoar nos alunos o conhecimento sobre escritores e artistas da terra, bem como despertar o interesse pela leitura.

Para repassar um pouco de seus conhecimentos literários e contar um pouco da história e vida da escritora Rachel de Queiroz para os alunos, a escola convidou a Presidente da Academia Quixadaense de Letras Julieta Rocha, bem como o escritor quixadaense João Eudes Costa, os dois bateram um papo bem descontraído com os educandos que foram incentivados a ler poesias de Rachel de Queiroz.

O encontro aconteceu na sala de multimeios e contou ainda com a participação de professores da instituição de ensino.

Sobre a vida de Rachel de Queiroz

Rachel de Queiroz foi autora de destaque na ficção social nordestina. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994, na ocasião do centenário da instituição.

Aos dezenove anos, ficou nacionalmente conhecida ao publicar O Quinze (1927), romance que mostra a luta do povo nordestino contra a seca e a miséria. Demonstrando preocupação com questões sociais e hábil na análise psicológica de seus personagens, destaca‐se no desenvolvimento do romance nordestino.

Lançou Dôra, Doralina em 1975, e depois Memorial de Maria Moura (1992), saga de uma cangaceira nordestina adaptada para a televisão em 1994 numa minissérie apresentada pela Rede Globo.

Publicou um volume de memórias em 1998. Transforma a sua “Fazenda Não Me Deixes”, propriedade localizada em Quixadá, em reserva particular do patrimônio natural. Morreu em 4 de novembro de 2003, vítima de problemas cardíacos, no seu apartamento no Rio de Janeiro, dias antes de completar 93 anos.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.