Mais Água: Prefeitura investe 10 milhões em obras para combater a escassez de água em Mombaça

- por
  • Compartilhe:

Em meio à crise que atinge o Governo Federal, Estados e, em especial os pequenos municípios, uma série de investimentos marca a semana em que é comemorado o 166º aniversário do município de Mombaça, este celebrado na próxima segunda-feira, dia 27 de novembro.

Como parte das comemorações, no próximo sábado (25) a Prefeitura Municipal de Mombaça lança o programa “Mais Água”. O projeto tem como objetivo combater a escassez de água no município e prevê a execução de obras com investimento de R$ 9.249.000,00 (nove milhões, duzentos e quarenta mil reais).

Em parceria com o Governo Federal, com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca – DNOCS, e com a Fundação Nacional de Saúde – Funasa, já estão sendo construídos 13 sistemas de abastecimento de água que beneficiarão 16 comunidades, 40 poços profundos estão sendo perfurados e serão instalados, 490 cisterna de produção estão em construção, 05 açudes estão sendo construídos/recuperados, e ainda a instalação do Sistema Salta-Z, que consiste no tratamento de água para o consumo humano.

“Em tempos de crise, muitos municípios estão com dificuldades, porém em Mombaça é diferente, estamos contornando essas dificuldades e conseguindo outras formas de recursos e parcerias para garantir obras e investimentos essenciais para o nosso município e nossa gente”, comentou o prefeito Ecildo Filho.

O Presidente do Senado, Eunício Oliveira, está sendo aguardado para participar do lançamento desse programa. Já confirmou presença no evento o Superintendente da Funasa, Ricardo Silveira. “Estamos procurando investir em todas as cidades do interior do Ceará, a fim de melhorarmos a qualidade de vida dos cearenses” disse Ricardo Silveira.

Mombaça

Mombaça é um município do Ceará, que fica localizado no Sertão Central. Sua população é de 43.735 habitantes, segundo dados do IBGE. Em 25 de Fevereiro de 1989, Mombaça tornou-se capital federal, por um dia, por iniciativa do então Presidente Interino da República, Antonio Paes de Andrade.

Com a criação da freguesia em 6 de setembro de 1832, desmembrado o seu território da antiga freguesia de Santo Antônio de Quixeramobim, o distrito passou a ser chamado de freguesia de Nossa Senhora da Glória de Mombaça, compreendendo os territórios dos atuais municípios de Mombaça, Pedra Branca, Senador Pompeu e Piquet Carneiro.

Depois, com a elevação a município, em 27 de novembro de 1851, conforme Resolução nº 555, batizaram o novo município com o nome de Maria Pereira, em uma homenagem à antiga proprietária da fazenda de mesmo nome.

Em 9 de julho de 1892, pelo decreto nº 69, o nome do município foi mudado para Benjamin Constant, voltando a denominar-se Maria Pereira em 21 de setembro de 1918, através da Lei nº 1565. Todavia, havia uma tradição mais livre, pois o povo, apesar de reconhecer Maria Pereira, como fundadora do lugar, sempre chamou a esta terra de Mombaça, topônimo legado pelos portugueses e que foi sempre o da primitiva povoação. E assim, atendendo a este fato, como a estudos históricos também dos filhos desta região, o Decreto-Lei nº 1114, de 30 de dezembro de 1943 fez voltar o topônimo a sua mais antiga denominação de Mombaça.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.