Para 77% dos brasileiros, violência e corrupção afetam a educação no país

- por
  • Compartilhe:

Dois dos principais problemas enfrentados pelo Brasil, a corrupção e a violência, estão diretamente ligados à baixa qualidade da educação, na opinião de 77% dos brasileiros. É o que revela uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Todos Pela Educação.

De acordo com o balanço, quanto maior o nível de escolaridade dos entrevistados, maior a percepção sobre a relação entre a educação e os níveis de violência. Pessoas com, pelo menos, a quarta série completa, por exemplo, representam 71% dos que acreditam na conexão dos dois aspectos. Esse índice sobe para 82% quando a pergunta é feita para quem tem ensino superior.

Para a coordenadora de projetos do Todos Pela Educação, Vanessa Souto, essa convicção dos brasileiros se remete ao fato de que, com um aumento na qualidade da educação escolar e um comprometimento maior das instituições de ensino, diminuiria o espaço para a violência.

“As pessoas entendem que, uma educação de qualidade traz maiores oportunidades a essas crianças e jovens. Então, uma educação de boa qualidade permite que as crianças e jovens, quando saírem da escola, estejam com aprendizagem adequada, concretizem seus projetos de vida. Isso, com certeza, ajuda a reduzir a questão da violência, porque mais pessoas estariam empregadas, mais pessoas terão uma renda melhor”, afirma a especialista.

O balanço aponta ainda que, seis em cada dez brasileiros concordam total ou parcialmente que a corrupção no Brasil decorre da falta de estrutura na educação.

Na avaliação do diretor geral do Senai, Rafael Lucchesi, os brasileiros atribuem essa ligação à falta de uma gestão mais comprometida que deve partir, principalmente, dos governantes.

“A população tem uma percepção clara de que há problema de gestão na escola. Então, o problema não é só locativo. É, sobretudo, gerir melhor os recursos que hoje são alocados. Certamente, isso está associado a uma percepção de uma má administração da escola e da corrupção que existe na máquina pública brasileira, que é de domínio amplo”, comenta ele.

Lucchesi destaca ainda que, para a população, as melhorias da qualidade da educação viriam com uma melhor gestão escolar, com a valorização do professor, um cuidado maior com o aprendizado do aluno e mais atenção com a firmação da cidadania.

Insatisfação

O balanço divulgado mostra também que, em quatro anos, a insatisfação com a educação no país aumentou. Em relação às escolas públicas, cerca de 26% dos entrevistados considera o ensino no nível médio como ruim ou péssimo. O deputado Caio Narcio (PSDB-MG), titular da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados acredita que o cenário poderia ser outro se os professores fossem mais valorizados.

“Não há educação sem professores motivados. São professores que, geralmente lecionam por vocação, fazem isso com muito esforço e dedicação, mas que são mal remunerados”, ressalta o congressista.

A pesquisa feita pela CNI, juntamente com o Todos Pela Educação foi realizada pelo Ibope Inteligência. Os entrevistados foram ouvidos entre os dias 15 e 20 de setembro de 2017, em 126 municípios brasileiros.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Lembrem-se sempre daquele que no ano de 2014, chegou perto de ser presidente do Brasil, sendo derrotado pela candidata do PT, e que há bem pouco se tornou réu no STF, por corrupção passiva e obstrução da Justiça. Justamente aquele que foi um dos que era praticamente adorado por quase a metade dos eleitores brasileiros. Fica também a pergunta: será que a mídia irá dar cobertura nos principais noticiários diário, da mesma forma que acompanhou o julgamento de outros políticos, de ex-presidente(s) Lula e Dilma?. Enfim, queremos na verdade, é ver todos que almejam a Justiça, sem paixões partidárias, regionais, sem quaisquer formas de preconceitos, sem influências de patrões, lutar contra a corrupção, lutar contra qualquer forma de crime que venha a prejudicar as pessoas inocentes, o povo trabalhador e pagador de impostos….

  2. Duas vergonhas que ainda merecem ser repudiadas pelo povo, a primeira a Deputada Raquel Marques disse em pronunciamento na Assembléia que o Prefeito de Quixadá tem boa aceitação e pode eleger o Deputado Osmar Babak, aceitação dos PeTistas que estão comendo no coxo, e a outra vergonha é que a filha do Prefeito de Morrinhos invadiu o estudio de Rádio para agredir o radialista que fazia a denuncia o descaso e o estrago das rua da Cidade de Morrinhos, estas mentiras e agressões tem que ser repudiadas pelo povo, AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO, VAMOS MANDAR ESTES POLÍTICOS SAFADOS PLANTAR CAPIM, POIS, A MAIORIA DELES NÃO TEM NÍVEL SUPERIOR, E SIM SEMI ANALFABETOS.

  3. Segundo se noticiam nas redes sociais, por muitos intelectuais, políticos e estudiosos, e até jornais, a corrupção que vem parasitando todos os setores no Brasil, inclusive com a entrega/venda do pré-sal, também virá a atingir a área da educação, posto que ao se vender o petróleo do pré-sal, a preços baixos, o Brasil terá prejuízos, pois como sabemos do petróleo que é extraído do pré-sal, um parte dos lucros está ou estava destinados para a Educação, e outra parte para a área de Saúde. A crise foi instalada por ações criminosas de parte dos políticos e gestores, que colocou o Brasil na crise, causando uma tragédia política, que vitimou todos nós, repito, todos nós, à exceção de uma classe privilegiada que detêm quase toda a riqueza existente no Brasil. A mídia tem que se tornar em sua maior parte independente, sem cunho partidário ou a favor de classes mais abastadas, sob pena de estarem agindo de forma maléfica contra o povo trabalhador brasileiro…

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.