Presidente da Câmara pede ajuda ao Superintendente da Funasa para abertura do Matadouro Público de Quixadá

- por
  • Compartilhe:

A lentidão na entrega de uma obra prometida pelo prefeito ainda na campanha eleitoral de 2016 foi assunto na tribuna da Câmara Municipal, na sessão da quinta-feira (02). O presidente do Legislativo local, Ivan Construções (PT), em tom de clemência, solicitou que o superintendente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) no Estado do Ceará, Ricardo Silveira, interviesse junto ao Governo do Estado para liberação do Matadouro Público de Quixadá.

O chefe do Legislativo quixadaense disse que vê em Ricardo Silveira, um mediador para entrega da obra, tendo em vista que o médico tem usado de sua influência para dar resolução aos problemas enfrentados pelo município. O vereador citou, por exemplo, a situação dos moradores do entorno do açude do Cedro, que estavam com medo de perderem suas moradias por ocuparem terras do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). “Agora, o matador, deveria o nosso amigo Ricardo Silveira e o nosso amigo Eunicio Oliveira fazer isso por nós, porque nós não temos tendo moral com a Semace. Não foi tão fácil, com uma simples ligação de telefone não resolveu o problema de 1300 moradores da bacia do Cedro? Um problema que está na Justiça Federal”, elogiou o parlamentar.

Ivan Construções criticou ainda a Superintendência do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Semace) em não fazer a vistoria do local. “Eu já entrei em contato com eles, mas eles não vêm. Eles deviam vir no matador e dizer não vai ser aberto por isso, não vai ser aberto por aquilo, vocês têm que fazer isso, vocês têm que fazer aquilo, mas nunca pisaram aqui para dizer isso. Eles não estão preocupados se você está pagando 200, 300 conto para matar um boi no Quixeramobim”, indignou-se o petista.

Além da preocupação com os gastos realizados pela administração municipal, o abate em local não fiscalizado afeta a segurança alimentar. Outro ponto a se notar é que os magarefes estão tendo despesas com o atraso da obra, uma vez que Prefeitura Municipal iniciou a reforma em abril do ano passado e deveria ter entregue o espaço reformado em julho de 2017. Ao reconhecer a incompetência da gestão, Ivan Construções cita que a principal liderança da oposição tem papel fundamental ao representar os quixadaenses na luta pela volta do funcionamento do abatedouro.

É importante destacar que, em abril de 2017, o prefeito anunciou que iria reformar o matadouro, obra orçada em R$ 72.501, 29 (setenta e dois mil, quinhentos e um reais e, vinte e nove centavos), dando o prazo de três meses para entrega do estabelecimento, entretanto não se empenha em trabalhar para liberação de documentos necessários ao funcionamento do abatedouro.

Tomara que o superintendente da Funasa se comova com a situação relatada pelo presidente da Câmara de Quixadá e consiga respostas para abertura do prédio.


Por: Herley Nunes
Email: monolitosquixada@gmail.com




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Depois vão dizer que foi o PT que reformou o Matadouro, não vai nessa não Dr. Ricardo.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.