Confirmado: Novas nomeações para secretarias dão caráter político à gestão do município de Quixadá

- por
  • Compartilhe:

 

No último dia 31, o Monólitos Post, em primeira mão, veiculou matéria informando que o prefeito Ilário Marques (PT) iria nomear aliados políticos em substituição a secretária de Desenvolvimento Social, Rosa Buriti, e de Denis Dutra que estava a frente da Secretaria de Planejamento e Finanças que irão reassumir as vagas de vereadores. As nomeações para os cargos que ficaram vagos se concretizaram na segunda-feira (7). O irmão de Rosa, Airton Buriti, é o novo secretário de Desenvolvimento Social (SDS) e a secretária de Educação, Josenia França, responderá interinamente pela Secretaria de Planejamento e Finanças.

A frente da Educação, a nova secretária de Planejamento e Finanças levou Quixadá a obter índices baixíssimos na área. Já o ex vice-prefeito Airton Buriti é um dos homens de confiança dos Marques, tornando a nomeação meramente política. Buriti não tem experiência e nem formação na área.

Além de manter uma equipe de políticos, Marques tem favorecido seus parentes e também familiares de vereadores da base aliada, politizando cada vez mais a gestão. A medida, que vem comprometendo a administração, é criticada pelos quixadaenses que estão cansados com a inércia da atual Administração Municipal.

Josênia França poderá tornar-se efetivamente a secretária de Planejamento e Finanças. Na Educação, em seu lugar, o ex-vereador e ex vice-prefeito do governo João da Sapataria, Welligton Xavier (CI), que atualmente é coordenador da 8ª Regional de Saúde, é cotado para assumir a pasta. Comenta-se nos bastidores da política local que a nomeação de CI no governo municipal é uma exigência do deputado Osmar Baquit.

Além das nomeações dessa segunda, pessoas que lotavam o gabinete da deputada estadual e primeira dama Rachel Marques, que não foi eleita para uma das vagas na Câmara Federal, poderão se tornar secretários do município, inclusive com o desmembramento de algumas secretarias.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.