Funceme: Fim de semana chega com previsão de chuvas isoladas e predomínio de nebulosidade variável no Ceará

- por
  • Compartilhe:

O segundo fim de semana do mês de maio chega com previsão de chuvas reduzidas, esta é a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) . O posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de precipitações durante este período do ano, encontra-se desfavorável, pois está confluindo mais ao norte do Nordeste, junto ao Maranhão e ao Pará.

Para esta sexta-feira (10), por meio das análises realizadas na manhã de hoje, os meteorologistas da Funceme observaram uma condição de poucas chuvas para o estado em comparação com o intervalo entre quarta (8) e ontem (9).

Diante disto, a previsão apontada é de nebulosidade variável com chuva isolada (precipitações de 20% a 50% da área) no Litoral do Pecém, no Litoral Norte e na Ibiapaba. No centro-sul, nebulosidade variável com possibilidade de precipitação, isto é, as chuvas deverão atingir de 5% a 20% do território indicado.

Já para o sábado (11), quando é esperada a chegada de um Cavado de Altos Níveis (CAN), o céu deverá ficar ainda mais claro, principalmente nas áreas mais ao sul do estado. A previsão apontada é de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral, na Ibiapaba e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, nebulosidade variável.

No domingo (12), o cenário melhora levemente e a indicação, neste momento, é de Nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte. No sul, possibilidade de chuva. Porém, de forma geral, as precipitações deverão ficar concentradas mais no centro-norte do estado, ou seja, na macrorregião do Cariri, por exemplo, a tendência é de apenas possibilidade.

Neste três dias, além da redução das chuvas, as variáveis meteorológicas não indicam chegada de chuvas expressivas, apenas entre fraca e moderada.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.