Quixadá registra 45mm de chuvas, final de semana deverá ser com mais precipitações no Ceará

- por
  • Compartilhe:

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos  (Funceme), várias cidades do Sertão Central do Ceará registraram chuvas entre quinta-feira (13) e hoje (14). O município de Ibaretama registrou a maior intensidade na região com 53,6mm, Quixadá veio logo atrás com 45mm e Choró foi a terceira com 41mm. As precipitações atingiram pelo menos 60 municípios cearense.

As condições meteorológicas observadas pela Funceme, na manhã desta sexta-feira (14) indicam continuidade das chuvas até, pelo menos, o próximo domingo (16).

Para hoje, a indicação é de céu nublado com eventos de chuva no centro-norte do estado. Tal cenário aponta que as precipitações deverão atingir mais de 50% da área sob previsão, não indicando, de forma obrigatória, registros em todos os municípios. Já para o sul, há possibilidade (precipitação de 5% a 20% da área).

No sábado (15), as macrorregiões do Maciço do Baturité e Jaguaribana terão chuvas isoladas, além da faixa litorânea. Ou seja, a área de abrangência será relativamente menor. Na Ibiapaba, há possibilidade de chuva. Já para as demais áreas, a previsão é de apenas nebulosidade variável.

Por fim, para o próximo domingo, a Funceme prevê uma nova redução na área de abrangência do estado. A indicação é de possibilidade de chuva no litoral, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana. Nas demais áreas, céu variando entre claro e encoberto ao longo do dia.

Ondas de Leste

O Ceará vai registrando seu terceiro dia consecutivo de precipitações expressivas. Tais acumulados têm sido concentrado, principalmente, nas áreas vizinhas ao litoral. O cenário é associada à atuação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), também conhecido por Ondas de Leste.

O DOL é um sistema atmosférico típico deste período do ano e provoca chuvas mais intensas nos estados do leste da região Nordeste, como Pernambuco e  Paraíba. Quando sua atuação é mais expressiva, acaba trazendo chuvas para o Ceará também. Junho e julho é conhecido por Pós-Estação.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.