Banabuiú investe em reconstrução de estradas; trecho da Barra do Sitiá está em fase final

- por
  • Compartilhe:

Em vários municípios cearenses as questões relacionadas à acessibilidade de moradores da zona rural são motivo de transtorno e problemas. Mas há casos que ganham notoriedade por gestões que fazem exatamente o contrário. O mais recente exemplo vem do município de Banabuiú, no Sertão Central. A cidade está realizando uma série de reconstruções e recuperações de estradas que levam a comunidades e distritos da zona rural.

O trecho que dá acesso ao mais numeroso distrito do município, a Barra do Sitiá, é o principal exemplo em Banabuiú. Um convênio assinado pelo prefeito da cidade, Edinho Nobre, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, está permitindo que a estrada seja reconstruída com o recurso de terraplanagem. De acordo com dados da Secretaria de Infraestrutura do Município, quase 30 quilômetros de estrada estão sendo construídos.

Entre as melhorias, a principal delas está no tempo do percurso e na qualidade do trajeto. Agora, além de ser feita em tempo mais rápido, o trajeto é realizado como mais segurança, facilitando o fluxo de pessoas para as cidades de Banabuiú e Quixadá e permitindo o escoamento do comércio local. Todos esses ganhos podem ainda assim parecer coisa pequena para quem mora no Centro das grandes cidades, mas para moradores da zona rural, ter acesso a bancos, escolas e ao comércio diariamente, utilizando estradas como a que existia antes em Barra do Sitiá, era um verdadeiro sofrimento e tormenta.

O projeto para a construção da estrada foi articulado e conquistado pela atual gestão no ano de 2018. No início de junho, o prefeito Edinho Nobre assinou a ordem de serviço para o início dos trabalhos. De acordo com o gestor, as contrapartidas do Governo Municipal formam o maior pacote de investimentos já feito por uma gestão na história política de Banabuiú, para a construção e recuperação de estradas.

“Esse nosso trabalho é um grande investimento que temos feito, para permitir que nossos conterrâneos que moram longe da cidade, possam também ter assegurados o seu direito à segurança e a acessibilidade. Além disso, eu acho importante dizer que nenhum governante antes teve essa sensibilidade de olhar por essa gente, e agora estamos fazendo isso porque temos compromisso com o povo de Banabuiú”, destacou Edinho Nobre, durante a solenidade da ordem de serviço das estradas.

A força-tarefa projetada pelo município de Banabuiú deve chegar, em breve, em outras comunidades. O trecho de Barra do Sitiá já está em fase final. Tão logo seja concluído, os trabalhos vão se concentrar na reconstrução do trecho que liga o distrito de Ferrolândia a comunidade de Pimenta. Ao todo, cerca de sete mil pessoas, espalhadas por todas as comunidades que terão as estradas refeitas, serão beneficiadas.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.