Banabuiú comemora Banartes 2019 com multidão, grandes bandas e segurança reforçada

- por
  • Compartilhe:

 

A cidade de Banabuiú, no Sertão Central do Ceará, deve ficar para sempre lembrada pela realização da Banartes 2019. A tradicional Feira de Artes do Município foi realizada nos últimos dias 11, 12 e 13 de julho e chegou este ano à sua 28ª edição, com elementos que prometem fazer dela a maior de todas já realizadas. A segurança durante os três dias foi um diferencial, tornando a festa uma das mais tranquilas já vistas. O evento só terminou nas primeiras horas da manhã do último domingo (14) com um show do cantor Caninana.

Integrante do calendário de eventos culturais do Governo do Estado, a Banartes é um evento realizado desde a emancipação de Banabuiú. Na gestão passada, ela deixou de ser realizada por dois anos, sob o argumento de carência de recursos e a impossibilidade de se gastar com o evento. O vácuo deixado no passado pelas antigas administrações banabuenses na Banartes foi lembrado ainda mais este ano pela população, que assistiu a uma grande festa, mesmo com a prefeitura realizando vários investimentos, como reforma de escolas, construção de estradas e manutenção do pagamento dos servidores.

De forma unânime o sentimento de todos que passaram por Banabuiú nos últimos dias, é de que a Banartes 2019 foi a maior já realizada por uma gestão pública. A festa repercutiu nas redes sociais. Á internauta Susi Calixto comentou: “Parabéns prefeito e tda (sic) equipe pelo belíssimo trabalho em fazer ressurgir nossa cultura, que há tanto tempo infelizmente estava sem vida. Floresceu!”. Leda Silveira utilizou as redes sociais para também fazer elogios. “Banartes é tradição, não pode acabar está muito lindo! Parabéns pra comissão organizadora!”, escreveu.

O balanço oficial do evento, com os números da movimentação econômica do comércio e o balanço oficial da estimativa de público, ainda está sendo preparado. Mesmo assim, é possível encontrar elementos que reforçam a tese de que a festa este ano foi um destaque à parte. A decoração foi o que mais impressionou, com ênfase nos santos da época (São João, Santo Antônio e São Pedro) além dos padroeiros das comunidades da zona rural de Banabuiú. Os espaços da Vila das Artes, como a Feira de Artesanato e Micro Negócios, também roubavam a atenção do público. As grandes atrações que encerravam cada dia de programação formavam um dos principais momentos. Este ano a festa recebeu as bandas Calcinha Preta, Mastruz com Leite, Toca do Vale, o artista local Thiago Ribeiro, Paulo Jr. e o cantor Caninana.

Apesar de ser um dos momentos mais aguardados, as atrações musicais não eram a única atração da Banartes. O evento tinha a cada dia 17 horas de programação ininterrupta, que iniciava sempre às 9h e finalizava pela madrugada com os show. Apesar de todo essa movimentação, a festa não teve um registro policial sequer. O esquema de segurança pensado e colocado em prática tem sido responsável pelo enorme sucesso que foi a Banartes 2019. 40 homens de apoio e quase 30 policiais militares reforçaram a segurança no espaço.

O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, reforçou seu empenho e felicidade durante o discurso de encerramento do evento. “Nós temos levado o compromisso que assumimos com a população deste município a sério. Fazemos isso muito mais do que por obrigação, mas antes de tudo, porque somos uma gestão feita por gente dessa terra, por um povo desse lugar. Fazemos por amor ao Banabuiú”, disse.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.