Após prisão do genro do prefeito de Quixadá, Governo do Estado muda forma de nomear dirigentes de Consórcios de Saúde

- por
  • Compartilhe:

O Governo do Ceará lançou uma seleção pública para a contratação de profissionais para os cargos de secretário executivo, diretor administrativo financeiro, diretor geral de policlínica e diretor geral de Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) dos consórcios públicos de saúde do Ceará.

Contudo, na manhã desta segunda-feira (6), vários prefeitos se reuniram na sede da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) pois eles estão divergindo da seleção desses profissionais. De acordo com reportagem do Diário do Nordeste, para os cargos de diretor geral dos CEO’s e policlínicas, há consenso entre municípios e Estado de que a seleção pública por critério técnico seja o melhor caminho. Porém, os presidentes de consórcios não querem abrir mão da indicação de nomes de confiança para ocupar os postos de secretário executivo e diretor administrativo-financeiro.

A polêmica surgiu após da prisão do genro do prefeito de Quixadá, Ilário Marques (PT). Milton Xavier Dias Neto, vulgo Neto Dias, foi nomeado pelo sogro para ocupar o cargo de diretor-executivo do Consórcio Público da Microrregião de Quixadá, função com o mais alto salário da instituição. Neto Dias é um dos investigados na operação “Casa de Palha”, que investiga fraudes em licitações no Executivo e também no Legislativo quixadaense.

O genro de Marques foi exonerado do cargo pelo atual presidente do Consórcio Público da Microrregião de Quixadá, Franzé Carneiro, prefeito de Ibicuitinga. A exoneração ocorreu após a prisão dele na operação “Casa de Palha”, deflagrada no dia 24 de abril de 2019, e, para manter a imagem da instituição, o gestor preferiu sacá-lo da Policlínica.

Em 19 de julho de 2019, a 2ª Vara da Comarca de Quixadá  recebeu uma Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa ajuizada pelo Ministério Público, através do promotor de Justiça Marcelo Cochrane Sampaio, em desfavor do o prefeito Ilário Marques (PT). O órgão ministerial acusa o petista da prática de nepotismo ao nomear o genro.

Neto Dias está em liberdade, mas continua sendo investigado por participar de um esquema de fraudes em licitação na Prefeitura de Quixadá e também na Câmara Municipal. Nos bastidores da politica local, os comentários é que, ele, para se prevenir “se escondeu” no exterior.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.