Prefeituras do Sertão Central garantem reajuste aos professores

- por
  • Compartilhe:

O ano de 2020 iniciou com uma boa notícia para os professores do país. É que o reajuste do piso da categoria foi bem acima da inflação: 12,84%. Com a correção, divulgada pelo Ministério da Educação, o valor inicial dos salários passaria de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,15. Esse valor corresponde aos vencimentos iniciais dos profissionais das redes públicas com formação básica, de nível médio e jornada de 40 horas semanais.

No Sertão Central, algumas prefeituras já anunciaram que irão conceder o reajuste na sua integralidade, como é o caso da administração municipal de Choró. Há casos em que o aumento supera os 12,84% anunciado pelo Governo Federal. Em Mombaça, os professores graduados terão reajuste de 15%.

Além de conceder um valor maior para os graduados, a Prefeitura de Mombaça manteve os 12,84% para os professores de nível médio e pós-graduados. A informação foi confirmada pelo prefeito Ecildo Filho, que utilizou suas redes sociais para comunicar o fato. “O reconhecimento e a valorização dos professores é fundamental para assegurar a qualidade da Educação, por isso implementamos esta medida remuneratória que confere mais dignidade a essa categoria profissional, que é peça-chave para que a Educação oferecida pelo município de Mombaça, cresça mais e mais”, disse Ecildo Filho.

Já no maior município da região, Quixadá, os profissionais do magistério estão com vencimentos da categoria defasados, pois ainda esperam a diferença de 3,81% referente ao ano de 2018 prefeito Ilário Marques (PT) ainda não se pronunciou sobre a diferença e em relação ao reajuste deste ano, a secretária de Educação do município, Lígia Saraiva, no último dia 14, não confirmou ao Monólitos Post se Prefeitura Municipal de Quixadá concederá o aumento. Ela disse que a concessão do reajuste está condicionada a um estudo que o prefeito Ilário Marques mandou fazer. “O prefeito pediu para que fosse feito um estudo e ai é que a gente vai fazer uma análise nesse estudo”, comentou Lígia Saraiva. Indagada sobre a diferença de 2018, ela completou “ele (prefeito) está fazendo um estudo tudo baseado nesse ai também”.

Vale destacar que durante toda a atual gestão, a administração da Terra dos Monólitos tem desvalorizado não apenas os professores, mais  diversos profissionais. Os médicos, por exemplo, não recebem em dias. O sindicato da categoria tem mantido, ininterruptamente, o nome da Prefeitura de Quixadá em seu devedômetro nos últimos três anos.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.