Instituto Maestro Zé Pretinho leva boa música aos idosos do Remanso da Paz, em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

 

Os idosos do Remanso da Paz, em Quixadá, foram surpreendidos nessa terça-feira (18) pela orquestra Maestro Zé Pretinho, do instituto que tem o mesmo nome do regente mais famoso da Banda de Música do município e também da região do Sertão Central.

Animados ao som de marchinhas os idosos relembraram o tempo de juventude com muita alegria e música de qualidade, como lembra a neta do músico, que esteve presente no momento inesquecível para a instituição filantrópica. “A gente levou a alegria do Carnaval para essas pessoas maravilhosas que são os idosos do remanso da paz”, disse emocionada.

A orquestra do Instituto Maestro Zé Pretinho (IMAZEP) é comandada por um dos filhos do músico, o também maestro Didi Barros e na oportunidade ele e sua equipe homenageou um outro ícone da cultura do município, o senhor Zé Pereira.

Vale lembrar que o maestro Zé Pretinho deixou um legado na música da Terra dos Monólitos, formando diversos músicos. Ele também foi inspiração para os parentes, sobretudo os filhos, maestro Didi Barros , Dudu Barros e Chinês. Além deles, o sobrinho do regente, Ferreira Filho é destaque no cenário musical do estado e do país compondo diversos sucesso do forró. Atualmente, Ferreira Filho é produtor musical do grupo Somzoom.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. encaminho texto de José Gonçalves Monteiro – Dr. José Nilton, ex-prefeito de Itapiúna, exibido no Jornal O Estado dia 11 de novembro 2020, em que faz homenagem a Zé pretinho.

    HOMENAGEM A ZÉ PRETINHO

    José Ferreira Barros (ZÉ PRETINHO) nasceu em Cedro-Ce, em 28 de maio de 1933, falecendo em 27 de março de 1990. Era filho de Gertrudes A. de Oliveira e João Ferreira Barros, tendo convolado matrimônio com Raimunda Ferreira de Souza (Raimunda Canuto), com quem teve seis filhos, além de uma filha fora da união matrimonial.

    Zé Pretinho eu conheci ainda bem jovem, amigo que era do meu pai, então membro e dirigente da Associação dos Operários de Cedro, que mantinha uma Banda de Música, então regida pelo maestro Antônio Soares de Oliveira, que logo destacou a dedicação e o talento do novel e futuro artista. De princípio, Zé Pretinho tornou-se bamba no sax alto, sax tenor e no clarinete, tendo rapidamente evoluído ao ponto de ler partituras.

    O talento logrou-lhe tornar-se professor de música laureado. A Banda de Música de Quixadá, sob sua regência, tornou-se grande referência do seu trabalho, conquistando importantes prêmios em eventos nacionais, como serve de exemplo emblemático o que lhe foi outorgado pela FUNARTE em parceria com a Rede Globo, concurso que contou com a participação de diversos Estados.

    Uma das características de Zé Pretinho era a maneira carinhosa e natural como ele ensinava seus alunos, em maior parte adolescentes, fazendo aflorar vocações e talentos musicais em diversas regiões de nosso Estado, consolidando sua condição de maestro formador de músicos profissionais. Um registro importante é que os filhos de Zé Pretinho acompanharam seus passos como professores de música e participantes e regentes de bandas musicais, a exemplo de seus filhos conhecidos pelas alcunhas de Didi, Dudú e Chinês, este já falecido.

    Lembro-me que nos anos 80, quando Chefe do Executivo de Itapiúna, pretendendo organizar uma bandinha de Música, desloquei-me até Quixadá, cidade vizinha, para uma visita ao conterrâneo, oportunidade em que lancei o desafio de criar uma bandinha, sob sua regência. O convite foi aceito, em homenagem a meu pai, segundo ele. Após a inscrição dos adolescentes para a aprendizagem, adquiridos os instrumentos musicais, a missão ficou sob a responsabilidade do maestro. Passados poucos meses do início dos trabalhos, Itapiúna recebeu o Governador Virgílio Távora e comitiva, para uma solenidade de inaugurações de diversas obras. Na ocasião, Zé Pretinho comandou a apresentação dos jovens componentes da bandinha da cidade. Ao fim da solenidade, Dona Luíza Távora, primeira-dama do estado, proclamou que a bandinha somente seria aprovada se tocasse “Bandeira branca”, no que foi perfeitamente atendida, apesar de ainda incipiente, daí a surpresa geral, o que comprovou a capacidade do maestro Zé Pretinho. Ressalte-se que Zé Pretinho, dentre suas muitas obras, compôs a melodia do Hino Oficial do Município de Itapiúna.

    Em 1990 findou-se a vida desse cedrense ilustre, que tanto fortaleceu a cultura cearense e deixou muitas saudades. Sua paixão pela música, pelo ensino e pela cultura segue gerando frutos e inspirando a formação de talentos musicais até os dias de hoje.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.