ABSURDO: Vereadores da base do prefeito votam contra projeto que ajudava comerciantes de Quixadá

- por
  • Compartilhe:

Nas ultimas sessões da Câmara de Quixadá, quatro projetos de indicação que podem beneficiar os quixadaenses que sofrem com a crise financeira imposta pela quarentena foram propostos, em conjunto, pelos vereadores Cabo Marlim, Carlos Eduardo Moreira (Dudu), César Augusto, Evaristo Oliveira, Louro da Juatama, Luiz do Hospital, Marcelo Ventura e professor Damasceno.

Os projetos de indicação mostrariam que a Câmara de Quixadá estaria cumprindo o seu papel de defender os interesses da população, pois os parlamentares propuseram ao prefeito Ilário Marques (PT) ajuda do pequeno comerciante a todos os trabalhadores, incluindo servidores do município, como a prorrogação dos alvarás de funcionamento e dos registros sanitários por um ano, a criação de uma gratificação de combate a pandemia para profissionais da saúde e a suspensão do pagamento de tributos, bem como da autuação de infração de trânsito e multa, sendo essas duas últimas medidas pelo prazo de 90 dias.

De acordo com os oito vereadores, as medidas sugeridas foram propostas para reforçar que o Legislativo não pode se furtar do papel de representantes do povo no momento em que os brasileiros e quixadaenses se mantem unidos para superar o momento de dificuldade e incertezas trazidas pela pandemia do novo coronavírus, no entanto um dos projetos já foi barrado pela base aliada do prefeito Ilário Marques (PT).

Na sessão virtual desta quinta-feira (21), os parlamentares que compõe a bancada de apoio ao alcaide votaram contra o projeto que pedia a prorrogação dos alvarás de funcionamento e dos registros sanitários por um ano, prejudicando os pequenos empresários e comerciantes, que sofrem com a crise. Disseram não a ajuda aos quixadaenses no enfrentamento da crise imposta pela quarenta, os vereadores: Darlan Piaba, Laércio Oliveira, Zé Maria da Art Vidro, Rosa Buriti, Jesyca Severo, Neto do Custódio e Iranildo Bacurim e Guto da Glaudisel. A votação ficou empatada e fez com que o presidente interino da Câmara, Denis Dutra (PT) desempatasse o pleito. Ele, assim como os colega de bancada preferiu não deixar o projeto ser analisado pelo prefeito.

Vereadores que votaram contra os pequenos comerciantes de Quixadá

Vale destacar que o vereador Laércio Oliveira que já presidiu uma instituição que defende os comerciantes também votou contra o projeto. Laércio é dono de um mercadinho no bairro São João.

Decepcionados, os vereadores que propuseram os projetos veem a medida dos colegas de parlamento como uma forma de blindar Ilário Marques caso ele não acatasse as indicações.“Esse é um projeto de indicação que vai para o Executivo decidir, porém é algo, no mínimo estranho, votar contra um projeto que beneficia os munícipes, sobretudo em um momento em que os demais municípios do país buscam é ajudar a população”, disse o vereador Marcelo Ventura.

Já Evaristo Oliveira destacou que a Câmara deveria se unir para ajudar a população a superar a crise. “É lamentável a situação. Nós precisamos de união para ajudar a nossa gente a superar este momento tão difícil, mas infelizmente somos barrados de cumprir o nosso papel de estar ao lado do povo. É inadmissível alguns vereadores negarem a função de representantes do povo”, comentou.

Na próxima semana, a Câmara irá analisar e votar os outros três projetos que beneficiam a população, é importante que os quixadaenses acompanhem como cada vereador deverá se posicionar.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.