EXCLUSIVO: Prefeitura de Quixadá utiliza produto vencido e coloca em risco à saúde da população

- por
  • Compartilhe:

 

Mais uma grave denúncia de descaso da Secretaria de Saúde de Quixadá, veio a tona nesta sexta-feira (19). Dessa vez, o Monólitos Post teve acesso a dois pacotes do inseticida “Piriproxifem”, um utilizado e outro intacto, ambos estão com validade vencida. O produto é utilizado pelo agentes de endemias no combate ao Aedes aegypt. Ele é inserido em recipientes nos quais os quixadaenses armazenam água para impedir que as larvas se tornem mosquitos.

Nas embalagem, o fabricante descreve que após a fabricação, o produto tem validade de 24 meses. Nesse caso, o inseticida utilizado, já venceu desde o mês de dezembro do ano passado, ou seja, o veneno, que continua em uso, ultrapassou a data de vencimento há seis meses. A denúncia é muito grave porque quando é utilizado um produto dentro da validade já não se consegue matar todos os mosquitos transmissores, agora imaginem quando é usado um produto vencido.

No início do ano, o Ministério da Saúde solicitou estudos para tentar reaproveitar o inseticidas vencidos em meio ao avanço da dengue no Brasil. Depois dos testes, determinou que não estenderia mais o prazo de validade, pois foram encontrados problemas. Segundo estudos técnicos de controle de pragas, os inseticidas perdem rapidamente a sua eficiência depois do prazo de vencimento.

No ano passado, o Ceará registrou 16 mil casos confirmados de dengue. Houve ainda 1.026 casos confirmados de chikungunya e 24 de zika. Segundo o Ministério da Saúde, 20 municípios cearense, entre eles Quixadá, estiveram em situação de risco em 2019 e deveriam ter atenção redobrada. O que não parece ser o caso da Terra dos Monólitos, pois, a prefeitura ao utilizar produtos vencidos está colocando em risco à saúde da população.

O Monólitos Post destaca que as embalagens recebidas na denúncia estão em nossa redação a disposição das autoridades para que possam realizar os procedimentos que acharem necessários.

Saúde capengando

Essa é apenas mais uma denúncia em relação a administração pública de Quixadá. Mesmo com o prefeito Ilário Marques (PT) propagando que a Saúde é “Padrão Unimed”, quem necessita do atendimento na rede municipal sente na pele o sucateamento dos equipamentos públicos e a falta de insumos e medicamentos.

E para piorar, em meio a pandemia, a falta de qualquer projeto sério e urgente para combater com eficiência a proliferação do novo coronavírus fez com que o número de casos confirmados e de óbitos aumentasse descontroladamente.

Tudo isso indica que a atual gestão, também, já perdeu a sua validade, pois, passados quase quatro anos, não sobrou nada de bom para a população. Além disso, o próprio prefeito chegou a ser afastado em decorrência da Operação “Fiel da Balança”, que apura um esquema de corrupção na prefeitura.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.