Banabuiú se destaca no combate a COVID-19 e anuncia Centro de Atendimento Especializado para infectados

- por
  • Compartilhe:

A previsão é que ele passe a funcionar a partir desta sexta-feira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Banabuiú)

O município de Banabuiú vai ganhar um importante reforço no enfrentamento ao coronavírus: a cidade terá um Centro de Atendimento Especializado para pessoas que apresentem sintomas suspeitos da Covid-19. O equipamento está sendo construído na Unidade Básica de Saúde Jason Maia Perdigão, no Centro. A previsão é que ele passe a funcionar a partir desta sexta-feira (3).

O anúncio da construção do Centro foi feita pela secretária de saúde de Banabuiú, Rianna Nobre, em live nas redes sociais na última sexta-feira (26.). De acordo com Rianna, o município foi contemplado com o equipamento através da Portaria n° 1.579 de junho de 2020, que prevê a municípios de até 70 mil habitantes em quadro de cenário emergencial.

Até setembro o Centro receberá o repasse extra de R$ 60 mil para seu funcionamento. Esse valor será utilizado com pagamento de profissionais, manutenção e a compra de recursos necessários para que seja oferecido o atendimento à população. O equipamento vai ficar aberto por 40 horas semanais, com médico, enfermeiro e técnico em enfermagem.

A chegada do equipamento para Banabuiú vai modificar a logística de atendimento que está em vigor até aqui. Quando passar a funcionar, todas aquelas pessoas que estejam sob suspeita por apresentarem sintomas do Covid-19 será levado para o Centro de Atendimento Especializado. Lá, ele é indicado se pode cumprir o tratamento em isolamento domiciliar ou se deve ficar internado. Se necessitar a internação, o paciente é transferido para a ala de tratamento de Covid-19 no Hospital. De lá, caso o quadro clínico evolua, ela será transferida via sistema para os hospitais de referência para tratamento.

Rianna Nobre acredita que a chegada do Centro possa otimizar o atendimento, permitindo mais segurança aos usuários do serviço de saúde, ao mesmo tempo em que vai deixar o município mais tecnicamente equipado com instrumentos de maios êxito para o combate e o enfrentamento ao vírus. “Isso vai ser muito bom para a população, eles vão saber que os atendimentos vão acontecer lá, teremos um local apropriado para isso e uma equipe inteira dedicada a se debruçar sob os casos suspeitos, garantindo mais atenção ao paciente e, por conseqüência, maiores chances de que ele seja curado”.

O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, comemora a conquista do Centro para o município. “Nós temos vivido um período muito difícil, então a chegada de um local com equipamento, com profissionais voltados apenas para esses casos, nos traz a certeza de que nós vamos poder oferecer melhores condições de tratamento ao paciente que necessitar ser consultado”, afirma.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.