Sistema Monólitos é impedido de realizar cobertura de debate em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

O Sistema Monólitos de Comunicação, maior grupo de comunicação do Sertão Central, foi impedido de realizar a cobertura jornalística de um debate no município de Quixadá. O fato que chama atenção é que o evento está sendo promovido pela Associação de Imprensa do Sertão Central.

Outro fato que chamou atenção é que, dentre as pessoas escolhidas para mediar e definir os debates três delas tem ligação com candidaturas, o mediador já declarou seu voto, além disso, o apoio jurídico do debate, inicialmente, seria formado por três pessoas, dentre elas duas tem vínculo direto com uma das candidaturas.

Contudo, o que chama atenção foi a exclusão dos veículos do Sistema Monólitos no debate. O organizador, Wanderley Barbosa, ao ser informado quais serão os representantes foi enfático: “Ou substitui o assessor jurídico, ou o Sistema Monólitos seria substituído por outro veículo ou qualquer entidade”. A atitude desrespeitosa do mediador, além de autoritária, somente mostra a parcialidade com que está sendo conduzido o debate.

O Sistema Monólitos seria representado, dentre outros colaboradores, por um assessor jurídico para conferir a lisura do evento, porém, a atitude repressora do organizador só demonstra a falta de imparcialidade na condução do debate.

“Me senti com a liberdade profissional tolhida, isso é mais um indício que mostra que o organizador do debate não tem condições de propiciar um momento democrático”, disse Nilo Lopes, assessor jurídico do Sistema Monólitos há vários anos, e, que foi “proibido” de acompanhar o debate.

O Sistema Monólitos emitiu uma nota de repúdio contra a decisão do organizador do debate em impedir seus colaboradores de realizar a cobertura do evento, confira:

NOTA DE REPÚDIO

O Sistema Monólitos de Comunicação, maior grupo de comunicação do Sertão Central, formado por alguns veículos de informação, dentre eles a parceira Rádio Liderança e o blog de notícias Monólitos Post, sempre prezando pelo bom jornalismo, assim como pelo direito de expressão e de imprensa, que é consagrado na Constituição Federal Brasileira.

A Associação da Imprensa do Sertão Central (AISC) e a Cultura FM, estão promovendo debate entre os candidatos à Prefeito do Município de Quixadá, que ocorrerá no próximo dia 27 de outubro de 2020, às 09:00 horas, no Plenário da Câmara Municipal.

A Rádio Liderança, a TV Monólitos e o Monólitos Post, por serem meios de comunicação, foram convidados para participarem do debate, o que de início foi aceito pelos representantes dos veículos de comunicação. Ocorre que, cada meio de comunicação deveria indicar um assessor para auxiliar no debate, o que foi devidamente feito pelo Monólitos Post, assim como pela Rádio Liderança.

De forma surpreendente e inesperada, a organização do debate informou aos veículos de comunicação aqui destacados que não aceitaria os assessores indicados, devendo serem indicados novos assessores, sob pena de não participação no debate.

A atitude do organizador do debate causou espanto, assim como retira toda a credibilidade do evento, ao passo que foi tolhido o direito de imprensa que é assegurado aos meios de comunicação, agindo a organização do debate de forma arbitrária, desrespeitando o direito de informar.

Atitudes como essa demonstram a parcialidade com que vem sendo tratado o debate, não havendo de fato isonomia entre os meios de imprensa convidados para participar do debate, o que é repudiado por nós.

Diante disso, a Rádio Liderança e o Monólitos Post informam a população Quixadaense que não irão participar do debate entre os candidatos a prefeito agendado para o próximo dia 27 de outubro de 2020, pois não coadunam com as atitudes que vem sendo tomadas pela organização do evento, como acima narrado, deixando aqui o nosso REPÚDIO.

Quixadá-CE, 26 de outubro de 2020




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.