No dia do farmacêutico, quixadaense relata os desafios encontrados ao atuar na linha de frente do combate a COVID-19

- por
  • Compartilhe:

Jeimes Lennon é quixadaense e atua no Hospital Regional do Sertão Central (Foto: Divulgação/SESA Ceará)

A pandemia de Covid-19 tem sido um desafio para todos. Mas o revés pode ser maior para aqueles que estão atuando na linha de frente para frear a propagação da doença e para reforçar os cuidados com a saúde de pacientes.

No Dia do Farmacêutico, comemorado nesta quarta-feira (20), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), do Governo do Ceará, mostra o desempenho desses profissionais no combate ao coronavírus.

O farmacêutico quixadaense e que atua no Hospital Regional do Sertão Central,  Jeimes Lennon Cândido afirma que o maior desafio da pandemia foi “lidar com o novo”, principalmente na fase inicial, quando não se tinha uma terapia farmacológica para a doença. “Outro grande desafio da assistência farmacêutica tem sido garantir os insumos necessários para o tratamento, tendo em vista que o aumento no consumo de medicamentos como sedativos, anticoagulantes, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), elevou de forma exponencial em todo o mundo, sendo o profissional farmacêutico indispensável para garantia do uso racional destes insumos”, destaca.

De acordo com Jeimes, desenvolver atividades clínicas como análise de prescrições, investigações de reações adversas a medicamentos e intervenções farmacêuticas de forma remota (por meio de ligações e envio de relatórios à equipe multidisciplinar), foi mais uma barreira a ser superada “Apesar das dificuldades vividas inicialmente, conseguimos definir uma rotina que vem trazendo excelentes resultados, como uma taxa de aceitação crescente das intervenções das UTIs Covid e uma diminuição gradativa dos problemas relacionados a medicamentos”, sublinha. “Contribuir para a segurança e o bem-estar do paciente sempre será nossa prioridade, independente do cenário vivido”.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.