Debate sobre suposta milícia na PM é tática para esconder incompetência das políticas de segurança

- por
  • Compartilhe:

Existe mesmo uma milícia atuando no Ceará com objetivos eleitorais? De acordo com Cid e Ciro Gomes, governador e do secretário da Saúde do Ceará, a resposta é sim. E de acordo com os irmãos Ferreira Gomes, o líder do grupo seria o vereador Capitão Wagner, eleito deputado estadual com a maior votação da história no Estado.

Como nenhuma prova da existência dessa tal milícia é apresentada, a acusação sobrevive apenas como retórica política, sem sustentação material. Tanto é assim que Ciro Gomes pediu ajuda a um grupo militantes partidários, divulgando o próprio telefone para receber denúncias. É o disque-me-ajude-a-provar-o-que-eu-digo. Eis um factoide em busca de indícios que lhe sirvam de justificativa. Assim, a imagem de um policial prendendo um aliado do governo por crime eleitoral será utilizada como prova de que, num caso inédito no mundo, a oposição no Ceará persegue a situação com instrumentos do Estado.

Cortina de fumaça

Como a suposta milícia existe somente nas palavras de autoridades envolvidas no processo eleitoral, é preciso verificar os efeitos práticos dessas acusações feitas sem o mínimo rigor investigativo.

De imediato, podemos constatar que: 1) a polêmica desvia o foco do debate sobre políticas de segurança no Ceará, tema evitado na campanha governista por motivos óbvios; 2) a questão acaba reduzida a uma briga entre Ciro Gomes e o Capitão Wagner, evitando uma discussão racional sobre o problema; 3) a baixaria encobre o fato escandaloso de que a grande maioria dos crimes eleitorais ocorridos no primeiro turno envolveu aliados do governo, conforme atesta o próprio Ministério Público Eleitoral. Em resumo, a presepada é tática diversionista para proteger o candidato do governo. O que parece desequilíbrio é, na verdade, método.

Oposição tímida

A denúncia sem prova que toma conta do noticiário durante as eleições também prospera à medida que a oposição não denuncia a armação, única reação eficiente nesses casos, como ensina  Arthur Schopenhauer em suas considerações sobre a dialética erística. Diante de um sofisma, o debatedor deve alertar o público para a manipulação das premissas, de modo a criar nele a desconfiança sobre as conclusões do adversário.

O candidato ao governo Eunício Oliveira (PMDB) poderia dizer, por exemplo, algo assim: “Meu adversário se esconde atrás das agressões feitas por Cid e Ciro, posando de pacífico, mas sem nunca contestar o que dizem, para fugir do debate responsável e profundo sobre segurança pública”.

Já o Capitão Wagner, atendendo ao chamado à passionalidade feito por Ciro, apenas morde a isca do diversionismo. O melhor seria cobrar ao secretário Servilho Paiva, por via judicial, informações sobre a existência ou não de investigação formal sobre as supostas milícias e se o seu nome consta nelas, para depois trazer a discussão de volta ao que interessa: por que os investimentos em segurança não deram os resultados esperados? E como fazer para corrigir o desastre dos últimos anos? Isso é tudo o que o governo quer evitar, o que tem sido feito com sucesso até agora.

_____

Sobre o autor: Wanderley Filho é Historiador e colunista de política da Tribuna Band News FM 101.7 e do Jornal Jangadeiro 2ª Edição – TV Jangadeiro/Bandeirantes.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Discordo sobre os efeitos! Existem sim, evidências de que existe um grupo armado paralelo a polícia. 1 – Execuções de criminosos de modo misterioso e sem solução. 2 – Atentados e assalto a bancos em todo o estado. 3 – Organização da polícia como classe política. Poderia citar outros efeitos.

    Inclusive até uma pessoa que afirmar isso aqui pode correr risco de vida.

    Outro detalhe importante: se é mentira do Ciro, então processa ele, e prove o contrário. Mas essa de tentar explicar uma coisa com outra sem tomar atitude não cola.

  2. QUANDO NOTA-SE O DESESPERO DA MAQUINA OFICIAL EM TODOS OS NIVEIS, JOGANDO TITICA EM TODOS, E POR QUE A COISA NAO ESTA BONITA PRO LADO DOS F. GOMES, IMAGINEM VOCES, SE, ESTA TURMA ESTIVESSE NADANDO DE BRACADA EM MAIORIA DE VOTOS, ESTARIAM FAZENDO POUCO CASO DA OPOSICAO, RINDO A TOA, MAS, NAO. PORQUE TANTO DIVERSIONISMO, DESVIAM O ASSUNTO, NAO DEIXAM FLUIR UM DEBATE SERIO SOBRE OS PROBLEMAS DO ESTADO, DOS MUNICIPIOS, ALGUNS DELES, MUITOS, EM PETICAO DE MIZERIA. . . ELEGEREMOS SE DEUS QUISER EM 26 DE OUTUBRO, UM ADMINISTRADOR, COMPETENTE E SERIO; NAO UM PAU-MANDADO DOS F. GOMES !!

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.