O portal da Assembleia Legislativa do Ceará, em sua aba Transparência, contém um dado curioso acerca dos gastos efetuados pelos Deputados Estaduais do Ceará neste ano de 2014. Somente de janeiro a fevereiro, os parlamentares gastaram R$ 248.548,00 com vale-refeições. A Assembleia abriga atualmente os serviços de 47 parlamentares. Alguns deles, porém, não utilizaram nenhum recurso para tal destinação.
Em janeiro, por exemplo, os seguintes Deputados não apresentaram nenhum gasto com vale-refeições: Bethrose, Carlomano Marques, Mauro Filho, Neto Nunes, Sergio Aguiar, Tino Ribeiro e Vanderley Pedrosa.
Já em fevereiro, os seguintes Deputados não apresentaram nenhuma despesa com vale-refeições: Bethrose, Carlomano Marques, Dr. Guimarães, Ely Aguiar, Mauro Filho, Neto Nunes, Sergio Aguiar e Vanderley Pedrosa.
O dinheiro utilizado para tal gasto vem da chamada Verba de Desempenho Parlamentar, que é uma verba mensal destinada às despesas de custeio dos gabinetes dos Deputados Estaduais, para viabilizar o exercício do mandato. Esta mesada é utilizada também para bancar outros privilégios: seguro de vida, planos de saúde, TV por assinatura, revistas e periódicos, hotéis, internet e outros mimos.
O montante gasto até agora apenas com vale-refeições ultrapassa o equivalente a 343 salários mínimos.
—///—


