O Diretor do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte do Estado do Ceará (SINDATTECE), Francisco Marcos Cândido da Silva, revelou ao Monólitos Post que os agentes do DMT de Quixadá poderão paralisar as atividades nos próximos dias. De acordo com o dirigente sindical, desde janeiro de 2013 que diversas solicitações foram encaminhadas às autoridades municipais acerca das demandas urgentes da autarquia, e nada foi feito. Nenhuma resposta foi dada.
As reivindicações da categoria giram em torno de melhorias nas condições de trabalho, estruturação do DMT, valorização dos agentes e melhorias salariais. Preocupante, também, é a afirmação do SINDATTECE de que os agentes do DMT de Quixadá estão sofrendo “perseguição sem precedentes”. O Diretor do SINDATTECE informou ao Monólitos Post que direitos baseados em lei estariam sendo negados aos trabalhadores da categoria.
“Existe uma Lei datada de 2008 que dá aos doadores de sangue o direito de folgarem durante três dias após o ato de doação. Mas até isso estão negando aos agentes. Outros servidores da Prefeitura conseguem os três dias de folga com base na mesma lei, mas aos agentes de trânsito isto é negado”, afirma o diretor.
Símbolo da maneira como a categoria vem sendo tratada é o próprio fardamento usado pelos agentes. Velho, surrado, rasgado, sem condições de uso, mas ainda assim, são os únicos disponíveis àqueles servidores. De acordo com Marcos Cândido, somente em 2013 a Prefeitura de Quixadá arrecadou mais de quatrocentos mil reais com notificações de trânsito e mais de um milhão e quinhentos mil reais com repasses de IPVA. “O que está sendo feito com este dinheiro que nem farda para os agentes a prefeitura compra?”, é a pergunta feita pelo sindicalista.
O dirigente sindical revela que requerimentos foram enviados ao prefeito João Hudson mas, até agora, nenhum deles surtiu efeito. Nem mesmo uma simples resposta foi dada. Um de tais requerimentos foi enviado ao executivo quixadaense no dia 20 de janeiro deste ano. Nele, o SINDATTECE solicita uma reunião com o prefeito, o superintendente do DMT, o secretário de administração, o secretário de finanças e o procurador geral do município. A pauta para a reunião seria dividida em quatro partes: (1) correção do salário base; (2) correção do adicional de risco de vida; (3) melhorias das condições de trabalho e (4) regulamentação da atividade penosa já prevista em lei. Até o momento, porém, nenhuma resposta foi dada, caracterizando descaso administrativo para com os servidores.
A Câmara Municipal também foi procurada pelo SINDATTECE. “Como não estávamos tendo nenhum retorno do executivo, pensamos: vamos à câmara, que se denomina a casa do povo”, diz Marcos Cândido. O diretor do sindicato afirma que foi feito um contato com o vereador Higo Carlos que, por sua vez, protocolou e aprovou um requerimento para uma audiência pública destinada a tratar do caso. “Para a nossa surpresa, o presidente da casa, vereador Pedro Baquit, não deixa marcar a data para a audiência. Ou seja: ele não quer ouvir os agentes de trânsito na casa do povo”, diz o dirigente sindical, que explica que já este ano os vereadores foram cobrados várias vezes e, no entanto, nenhuma atenção lhes foi dispensada.
O requerimento para audiência pública feito pelo vereador Higo Carlos é de junho de 2013. No início de fevereiro deste ano, outro requerimento foi protocolado na Câmara Municipal para que a data da audiência pública seja marcada. Mas, até o momento, nenhuma resposta foi dada.
“Por esses e outros motivos, já informamos ao Prefeito Municipal e ao Superintendente do DMT que, se não houver um acordo até o dia 14 de fevereiro, os agentes de trânsito poderão paralisar suas atividades até que suas reivindicações sejam atendidas”, informou Marcos Cândido. Ele acrescenta: “Vamos também procurar o Ministério Público, para que este tome ação. A administração precisa mostrar onde o dinheiro do DMT está sendo gasto, já que por lei o dinheiro arrecadado com notificações deve ser usado inclusive para estruturar o DMT, em melhorias para os agentes e em sinalização. E cadê estes serviços? Aliás, outras coisas erradas também serão levadas ao conhecimento do Ministério Público.”
Indignado, o dirigente sindical disse esperar que a administração de Quixadá respeite pelo menos o direito de greve, protegido pela constituição federal. “Ou será que vão dizer que a Constituição Federal não vale para Quixadá?”, ele pergunta. “A greve é a única saída que nos resta agora”, finaliza.
Veja mais fotos das fardas usadas pelos agentes do DMT de Quixadá:
—///—
Crédito da foto no topo: Blog Diário Sertão Central, editado por Alex Pimentel.








bem, se engana quem afirma não ser essa a farda dos agentes. A cor não parece ser a mesma pq as fardas ha muito tempo deixaram de ser da cor azul e agora são desbotadas. Vários agentes trabalham de calça jeans pq a farda esta completamente rasgada. E mais, seria muito bom que o jaime arantes investigasse pq há vários dias que nenhuma multa que os agentes fazem estão sendo enviadas ao correio por problemas no contrato. Ou seja, essas multas não estão valendo!!!! isso pode? ai os desavisados recebem as multas em casa e pagam, sem saber que não estão nem valendo
´BOM Q,, O PREFEITO SE SENSIBILIZE, SE REÚNA LOGO P/ Q CHEGUEM A UM ACORDO,, OU CUMPRI COM OBRIGAÇÃO,! AGORA ESSA AI NÃO É A FARDA,! VEJAM Q A COR NÃO É A MESMA, A FOTO EM CIMA JA DIZ,! ATÉ O PANO DA P/ PERCEBER Q NÃO É A USADA PELA TROPA,! E OUTRA, ESSA MATÉRIA DEVERIA SER P/, REALMENTE FICARMOS INFORMADO COMO FOI,, MAS NÃO USAR NOME DE VEREADOR,! Q POR SINAL O VEREADOR CITADO INFELIZMENTE JÁ FOI COVARDE EM SE NEGAR A APOIAR PROJETOS IMPORTANTES P/ A MELHORIA DA CIDADE DE QUIXADÁ,! ELE NÃO QUER AJUDAR A PREFEITURA MAS QUER CRESCER SEU NOME,!!!
Pedro Baquit! Inimigo do joão e inimigo do povo de Quixadá. Cuidado João, o pedro, quer é mais lhe F@#%$! O Pedro é tarado pelo poder, sempre quis o lugar do João. Ele é tão fanático pelo poder que quer prorrogar seu mandato na presidencia da camara.
Atenção prefeito joão pressão, toda vez que o pedro baquit for contra alguma coisa, na realidade ele está sendo contra você, a intenção dele é criar uma condição para tomar o seu lugar alegando incompetencia.
Gostaria que a força tarefa de defesa do prefeito “do facebook” alerte o incauto (ou não).
Agora vejam os senhores a nossa situação: se o nefasto do pedro derrubar o joão pressão, quem deverá assumir é o CI. Todos sabem que o vice CI é capacho dos baquits, então o que vcs acham que irá acontecer com o nosso Quixadá.
Tirem suas conclusões