O laudo pericial da Coordenadoria de Medicina Legal(Comel), para detectar resíduos de pólvora nas mãos, apontou positivo para dois dos acusados que participaram do assalto que resultou na morte da empresária Marcela Montenegro, 35. De acordo com o documento, Francisco Leandro da Silva, o “Picapau”, 22 anos, e Jacinto Cosme, 21, o Buiú, fizeram o uso de arma de fogo, comprovado em exame. Para Leandro, o exame deu positivo nas duas mãos. Para Jacinto, na mão direita.
Nos adolescentes de 16 e 17 anos também envolvidos no crime, o exame residuográfico deu resultado negativo. Anteriormente, o jovem de 16 anos conhecido por “Alambique” teria dito à polícia que ele seria ele o autor do disparo que matou a empresária.
Com o resultado negativo para os adolescentes, a tese da Polícia ganhou força: de que os menores de idade são aliciados pelos adultos a participarem e assumirem os crimes, uma vez que a detenção chega a no máximo três anos e que a pena é cumprida em regime de medida socioeducativa.
O próximo passo, agora, segundo o titular do 15º DP (Cidade 2000), delegado Alísio Justa, é aguardar o resultado do exame de comparação balística do projétil que estava no corpo da empresária Marcela Montenegro, para saber se a bala que a atingiu durante tentativa de assalto partiu da arma apreendida pela Polícia.
Na próxima semana, também está sendo aguardado pela Polícia o depoimento da mãe de Marcela, Itamy Montenegro. Ela estava no carro no momento do crime e será peça decisiva para o reconhecimento e esclarecimento da participação dos acusados. Após o exame de comparação balística e o depoimento da mãe, a Polícia vai ouvir mais algumas testemunhas e concluir o inquérito, que segue para a Justiça.
Ontem, outra pessoa se apresentou à Polícia apontando Jacinto Cosme Alves, o ´Buiú´, como o autor de um homicídio. Segundo o inspetor chefe do 15º DP, Adams Rolim, um turista e a funcionária de um hotel também confirmaram a participação dos acusados do crime de Marcela em assalto sofrido no dia 28 de fevereiro último.
De acordo com as vítimas, o garoto de 11 anos de idade era quem dava as ordens para os outros baterem e machucarem o turista.
Morte
Marcela Montenegro teve morte cerebral após ser atingida por uma bala na cabeça durante tentativa de assalto na noite da última segunda-feira (8), na rua Zuca Accioly, do bairro Papicu, em Fortaleza.
PROTAGONISTA
Vítima da violência
Marcela Montenegro, 35 anos
A empresária de moda foi mais uma vítima da violência que assola Fortaleza. Cheia de sonhos, Marcela esperava expandir os negócios e casar neste ano de 2010. O caso comoveu e revoltou a sociedade cearense
Fonte: DN