O candidato do PSDB ao governo do Estado, Marcos Cals, criticou hoje (11) a atuação da Comando de Policiamento Rodoviário que segundo disse, age com “truculência” em abordagens no interior do Ceará.
O candidato afirmou que os policiais adentram estradas vicinais em municípios do interior quando estão em perseguição, mas que o governo estadual “não coloca sequer piçara nessas estradas porque diz que isso é obrigação do município”, comparou.
As declarações foram feitas após visita a feira da Parangaba, onde Marcos Cals cumpriu compromisso de campanha. O tucano disse ainda que o governo “começou perseguindo a população e só depois falou em carteira popular. Fez essa perseguição sem dar essa oportunidade das pessoas se regularizarem”, criticou e concluiu afirmando que “existe alguma coisa muito errada aqui no estado do Ceará”.
Marcos Cals rebateu as declarações de Cid Gomes (PSB) que, durante entrevista à imprensa, havia sugerido que os críticos da ação fiscalizatória da CPRV querem um Ceará sem lei. “O Governador Cid Gomes deve estar usando a capapuça porque nós não estamos falando quem é A, B ou C. Nós sómos totalmente legalistas. Agora, não aceitamos a maneira como está sendo feita a fiscalização, com truculência. A população do Ceará está confusa. Porque? Ela analisa da seguinte maneira: a polícia que fiscaliza, que persegue, essa funciona. A polícia que está a disposição da sociedade para garantir a segurança, essa não está funcionando”, disparou.
Na região do sertão central a CPRV está perseguindo até os carros que fazem o trajeto entre os distritos e a sede dos municípios, os conhecidos pau-de-arara.
Este tipo de transporte é o único que tem acesso a população de localidades pequenas.
A população de distritos de Choró e Ibaretama reclamam e criticam que a polícia rodiviária está perseguindo os veículos, e eles não tem outra maneira de se deslocar para realizar pagamentos, fazer compras e outra atividades na sede dos principais municípios da região.
Inclusive vários ouvintes já participaram dos programas noticiosos da Rádio Monólitos AM970 criticando esse comportamento da polícia rodoviária.
Com informações de Kerzya Diniz – Jangadeiro on line