O presidente da Companhia Energética do Ceará (Coelce), Abel Rochinha, disse nesta sexta-feira (8) que apenas 20,8% dos apagões registrados no final de setembro e no início deste mês, ocorreram nas redes da distribuidora. Isso mostra que uma, de cada cinco ocorrências, é de responsabilidade da Coelce.
Ele ressaltou que as principais causas dos apagões são as queimadas, os ventos fortes, comuns nesta época do ano e a maresia. O mesmo tipo de explicação foi dada pelo coordenador de energia da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), Eugênio Braúna, na manhã de quinta-feira (7).
Sobre ressarcimento de aparelhos queimados, a Coelce informa que o cliente deve procurar a companhia em até 90 dias da data do dano elétrico, por meio das lojas de atendimento ou do telefone 0800 285 0196. O cliente tem de preencher os seguintes requisitos: ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência, informar a data e horário provável da ocorrência do dano, relatar o problema apresentado, descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo, ano de fabricação, entre outros.
Neste mês, até quinta-feira, foram registradas 134 ocorrências sobre ressarcimento de equipamentos danificados e 867 em setembro deste ano. O valor médio ressarcido ao cliente pelo equipamento, em 2010, é de R$ 394,45. Para evitar que os consumidores percam tempo com questões burocráticas, a Coelce se responsabiliza pelo ressarcimento de equipamentos danificiados pelos apagões, mesmo que não tenham ocorridos nas redes de distribuição da companhia.
Fonte: Blog Jangadeiro